sábado, 19 de dezembro de 2015
segunda-feira, 23 de novembro de 2015
Natal - atividades
Ideias muito praticas que retirei na net.
Amei todas, mas não lembro de onde retirei, por isso não coloquei a fonte
Plano de aula com qualidade - técnicas
Olá professores!
Hoje em dia, com tanta tecnologia, distrações e modernidades, o professor tem que “rebolar” em sala de aula para chamar a atenção dos alunos. Mas não precisa ser tão difícil. Tudo depende de um bom plano de aula.
Ser professor é algo que implica em muitas coisas, especialmente no que diz respeito ao planejamento, já que muitos são os desafios quando o assunto é fazer com que os estudantes prestem muita atenção ao que está sendo mostrado em sala.
Para tentar facilitar esse processo, o portal Colégio Web colocou algumas dicas para que você, que é um professor de primeira viagem, saiba como fazer um plano de aula com qualidade e resultados bem melhores do que os que são apresentados normalmente. Portanto, preste atenção aos detalhes.
Escolha um tema
A primeira coisa a ser feita será escolher o tema que será trabalhado em sala de aula, já que será isso que irá nortear todo o transcorrer dessa aula, servindo de linha mestra para tudo que ocorrer durante ela.
Portanto, se sua disciplina for História, por exemplo, tenha em mente que o tema deverá seguir dentro do que já está sendo estudado, o que irá valer para praticamente todas as outras disciplinas também.
Defina planos de acordo com as séries
Esse é um ponto importantíssimo, pois usar o mesmo plano de aula para séries diferentes irá gerar problemas, por diversos motivos, sendo que o principal tem a ver com as diferenças de temas estudados por essas séries e com a idade dos estudantes.
Duração
Esse é um fator que deve ser deixado em segundo plano, pois normalmente um plano de aula normalmente extrapola o prazo de duração previsto inicialmente, o que pode gerar dificuldades, caso você tenha a intenção de iniciar imediatamente com outro plano.
Portanto, tenha em mente que o mais importante não é o prazo de duração do plano de aula, mas sim, se o objetivo será alcançado ao final dele.
Estabeleça objetivos
Um dos principais itens do plano de aula, para que este tenha sucesso, é estabelecer objetivos, já que serão eles que irão representar, ao final, todo o resultado dos esforços apresentados.
Desenvolvimento
Esse é um dos fatores mais importantes, pois será por meio do desenvolvimento do plano de aula que ele irá fluir até gerar os resultados esperados, portanto, será essencial que o professor tenha em mente quais atividades serão utilizadas: brincadeiras, debates, jogos, e por aí vai.
Recursos
Quais serão os materiais que serão utilizados em sala de aula para que seu plano de aula se desenvolva? Essa pergunta será respondida por você, já que é possível utilizar aparelho de som, vídeo, livros didáticos, lápis de cor, e muitos outros.
Essas dicas do Colégio Web são básicas e eficazes para se ter uma ideia de montar um plano de aula com qualidade. Experimente.
Boas aulas!
Fonte:http://canaldoensino.com.br/blog/6-tecnicas-para-aumentar-a-qualidade-do-seu-plano-de-aula
quarta-feira, 18 de novembro de 2015
sexta-feira, 9 de outubro de 2015
sábado, 3 de outubro de 2015
Adição e subtração
Eles pensam que estão brincando!!!
Jogar a quantidade de bolas correspondentes a ele no ninho , sem se importar com as que caem fora.
Quantas caíram fora?
Quantas ficaram na caixa?
- Jogando:
Jogar a quantidade de bolas correspondentes a ele no ninho , sem se importar com as que caem fora.
- Questionar
Quantas caíram fora?
Quantas ficaram na caixa?
sexta-feira, 28 de agosto de 2015
Plano de aula alimentação saudável Ed. Infantil
Tempo
de duração duas semanas.
Conteúdos
ü Numerais
e quantidade;
ü Cores;
ü Texto
informativo;
ü Pesquisa
e observação;
ü Leitura
e escrita;
ü Receita
: espetinho de fruta
ü Dramatização;
ü Gráficos
das preferências
ü Recorte e colagem de alimentos variados;
ü Releitura de obra;
ü Desenho livre e dirigido;
ü Modelagem
de alimento.
Objetivos:
ü Identificar
alimentos saudáveis e não saudáveis;
ü Adquirir
hábitos para uma boa alimentação.
ü Compartilhar
informações;
ü Observar
e comparar sementes de diferentes
frutas;
ü Conhecer
alguns gêneros textuais;
ü Construir
conhecimentos envolvendo a pratica da observação e registros;
ü Associar
número a quantidade.
Segunda
feira
1.
Rotina:
·
Agenda do dia;
·
Como está o tempo?
·
Quantos somos
·
Calendário;
2.
Distribuir livros com imagens de
alimentos nas mesas para aguçar a
curiosidade e motivar o assunto.
3.
Música:
Sopa do neném
© Que
sentimento essa música desperta em você?
4.
Roda de
conversa
•
Questionar as crianças sobre:
© Seu
alimento preferido?
© De
onde vem seu alimento preferido ( origem animal, vegetal ou mineral)
© Qual
a importância dos alimentos para nossa saúde?
5.
Listar alimentos
no quadro;
6.
Desenho e
escrita do
alimento preferido.
8.
Informática.
Terça
feira
1. Rotina:
• Agenda do dia;
• Como está o tempo?
• Quantos somos
• Calendário;
2- Leitura:
A cesta da dona Maricota”.
https://www.youtube.com/watch?v=gU7Fglss6y0
3.Escrever o nome dos alimentos que há na cesta da
D. Maricota com a ajuda das crianças.
Atividade
4. Montar painel de sementes.
5. Decorar versinho.
6. Vídeo
Quarta
feira
1. Rotina:
• Agenda do dia;
• Como está o tempo?
• Quantos somos
• Calendário;
2.
Parquinho:
3. Quadra: Confeccionar chocalhos com
sementes de alimentos (uva,laranja...)
4- Para casa
Quinta
– feira
1. Rotina:
• Agenda do dia;
• Como está o tempo?
• Quantos somos
• Calendário;
2 . Ampliando conhecimentos
Apresentar a imagem da obra “vendedor de frutas” de Tarsila do
Amaral.
3- Conversa . destacar
pontos como:
© O
que ele está fazendo?
© Onde
será que ele está indo?
© Que
frutas ele esta levando?
© Onde
ele esta( no mar,no barco)?
© Que
cores a artista usou?
4- Fazer a releitura da obra.
Imagem fonte: http://ninaeduc.blogspot.com.br/2011/05/artes.html
Sexta – feira
1. Rotina:
• Agenda
do dia;
• Como
está o tempo?
• Quantos
somos
• Calendário;
2. Video: a
galinha ruiva
3. Manipular
as frutas
e explorar as cores, formas, e tamanhos cheiro.
5.
Conversa:
"Como
é o sabor da mistura dessas frutas?"
"É
adocicado ou azedo?"
"É
suave ou forte?"
"E
na mistura, qual sabor você sente mais?"
6.
Desenho: Representar com desenho você preparando seu
espetinho de frutas.
7.
Dia do brinquedo
Terça –feira
1.
Rotina:
·
Agenda do dia;
·
Como está o tempo?
·
Quantos somos
·
Calendário;
2.
Vídeo: hora da refeição – Patati/
Patata.
3.
Conversa:
Qual
é o produto?
O que você sabe sobre ele?
Onde
está o nome do produto?
Quais
outras informações devem estar escritas?
A embalagenm apresenta números?
4.
Ilustrar a lista usando rótulos
Podemos comer sempre
|
Podemos comer só as vezes
|
Melancia
|
5.
Vídeo
Segunda–
feira
1. Rotina:
·
Agenda do dia;
·
Como está o tempo?
·
Quantos somos?
·
Calendário;
2. Conversa:
Na
sua casa costuma-se comer frutas? Quais?
Que fruta vocês mais gostam?
De que maneira você consome as
frutas: cruas; na forma de sucos, de doces, de geleias; em bolos; pães?
Com que frequência você come
frutas: todos os dias, uma vez por semana...?
Quem sabe quais são as frutas da
região onde moramos? Ela fica em que
Estado? Qual é mesmo o país que moramos?
3.
Atividades
4. Pintura dos fantoches
para dramatização.
5. Decorar
versinho para a dramatização
Quarta- feira
1. Rotina:
ü Agenda do dia;
ü Como está o
tempo?
ü Quantos somos
ü Calendário;
2.
Parquinho.
3. Brincadeira
4. Decorar
versinho
Quinta –
feira
1.
Rotina:
ü
Agenda
do dia;
ü
Como
está o tempo?
ü
Quantos
somos
ü
Calendário;
2. Jogo
da uva.
3. Confeccionar Jogo da memória:
Fazer a pintura dos legumes, verduras e hortaliças que havia dentro
da cesta da Dona Maricota.
Sexta-feira
1. Rotina:
ü Agenda do dia;
ü Como está o
tempo?
ü Quantos somos
ü Calendário;
1. Conversa:
cardápio
do dia
2. Lembrancinha:
jogo
da memória
3. Dramatização:
As frutas
e Legumes
Eu sou a
Laranja
Meu caldo
faz bem,
É doce e
gostoso
E
vitaminas contém!
Eu sou a
Banana
E bem
madurinha
A todos
agrado,
Pois sou
gostosinha!
Eu sou a
Maçã
Vermelha e
cheirosa
Minha
casca tem ferro
E a polpa
é gostosa!
Eu sou a
Uvinha
Num cacho
aninhada
Rosada ou
branquinha,
Sou muito
apreciada!
Eu sou o
Alface
Tão fresca
e verdinha,
Trazendo
saúde
Em cada
folhinha!
Eu sou o
Milho
Bem verde
e dourado
Assim que
apareço
Já sou
procurado!