Plano de aula:
Números e
quantidades
Matemática – números - contagem.
Natureza e Sociedade – história dos
numerais.
Linguagem oral e escrita.
Movimento – brincadeira.
Desenho
·
Conteúdos:
ü Coleção;
ü Estimativa;
ü Brincadeiras;
ü Desenho;
ü Cores;
ü Escrita
não convencional;
ü Formas
geométricas
ü Contagem;
ü
Quantidade.
·
Objetivos
ü Envolver-se em brincadeira.
ü Participar da
construção das regras na organização das brincadeiras;
ü Desenvolver
conteúdos matemáticos de forma concreta e lúdica;
ü Aprimorar as estratégias
de contagem;
ü Apropriar-se do
registro convencional;
ü Registrar, conforme
sua hipótese;
ü Desenvolver noções
de quantidades;
ü Compreender a
utilização dos números.
Segunda – feira,29/08/2016
1. Rotina
• Agenda do dia;
• Quantos somos;
• Calendário;
2. Leitura: Era uma vez... 1,2,3 ( OC)
3. Atividades
4.
Conversa: Apresentar uma coleção de bichinhos de kinder ovo (1993) deixar que manuseiem.
5.
Fazer uma atividade de estimativa .
Quantas bichinhos vocês acham que
tem na coleção?
Tem muitos ou poucos bichinhos?
6.
Conversa sobre o que é
colecionar.
ü Alguém coleciona
alguma coisa ou conhece alguém que colecione.
ü Pesquisar com os
pais em casa se eles tem alguma coleção e se poderiam vir apresentar para a
turma.
7. Quantos somos?
Explorar a quantidade de alunos
usando os bichinhos da coleção.
·
Quantas meninas e quantos meninos?
·
Tem mais meninos ou meninas?
·
Quantos meninos(as) tem a mais?
·
Alguém não veio à aula hoje?
·
Quantos bichinhos é preciso para representar quem faltou?
8. Usando tampinhas,
montar a inicial do nome do amigo que está sentado na cadeira à sua direita.
9. Dia do brinquedo
Terça –
feira,30/08/2016
1. Rotina
• Agenda do dia;
• Quantos somos;
• Calendário;
2. Leitura: Os Dez amigos – Ziraldo ( OC)
3. Conversa: estratégias que os povos antigos
utilizavam para contar seus animais, para dividir espaços e a caça.
4. Atividades
ü Dividir a turma
em grupos.
·
Escrever o nome das cores em bandejas de isopor (sempre questionando
como se escreve).
·
Pedir para que os grupos separem as tampinhas conforme a cor solicitada
na bandeja.
·
Os grupos devem encontrar seu bandeja levantando hipóteses sobre a
escrita.
Porque acha que essa é a bandeja
do seu grupo?
Com que letra começa
termina a escrita da sua cor?
5.
Registro espontâneo da contagem por agrupamento com desenhos ou
numerais.
6.
Brincadeira.
ü Sortear uma cartela
com um numeral,usando prendedores representar a quantidade solicitada nela.
Quarta – feira,31/08/2016
1.
Rotina
• Agenda do dia;
• Quantos somos;
• Calendário;
2.
Parque
3.
Quadra:
Encontre seu sapato
Quinta – feira, 01/09/2016
1.
Rotina
• Agenda do dia;
• Quantos somos;
• Calendário;
2.
Brincadeira
com a roleta
3. Iniciando uma coleção coletiva
Conversa: Explicar que uma coleção pode ser feita com tampinhas que são coloridas
e fáceis de encontrar
Perguntar se a turma topa dar continuidade à
coleção. Motivar as crianças a trazerem diariamente tampinhas para a sala. As
tampinhas poderão servir, futuramente, para
jogos envolvendo a contagem.
4. Organizar as
crianças em grupos de quatro e entregar para cada grupo uma certa quantidade de
tampinhas para que contem e registrem.
5. Depois que cada
grupo anotou sua quantidade de tampinhas, organizar a socialização dos
registros.
6. Marcar na lousa
quantas tampinhas cada grupo contou.
- Comparar perguntando para os alunos:
- Que grupo tem maior quantidade tampinhas?
- Que grupo tem a menor quantidade de tampinhas
Sexta –
feira,02/09/2016
1.
Rotina
• Agenda do dia;
• Quantos somos;
• Calendário;
2. Leitura:
3. Atividades
·
Decorar
numerais de o a 10;
·
Colar
os numerais de 0 a 10 decorados pelas crianças em quadrados de
papel cartão .
4. Brincadeira
© Dividir a sala
em dois grupos;
Cada
criança do grupo receberá uma placa com os números entre 0 e 10 que deverá colocar
no pescoço.
© Colocar uma
música bem animada e quando a música parar eles deverão se organizar de forma que a seqüência
numérica esteja em ordem crescente dos números e sentam-se nas cadeiras.
Perguntar
a cada aluno de cada vez se, levando-se em conta a sequência numérica correta, ele está no lugar certo da
fila. Se a resposta for não, ele deve mudar de lugar com um coleguinha e ir
para sua posição certa (será permitido consultar a tabela numérica.
A brincadeira continua até cada um ocupar seu
lugar certo na ordem numérica.
5.
Brincar
com Quebra - cabeça
dos numerais que será entregue com lembrancinha.
6.
Informática
Segunda –feira,05/09/2016
1.
Rotina
• Agenda do dia;
• Quantos somos;
• Calendário;
2.
Oficina
Aprendendo o nome dos animais
- confeccionar os bichinhos com tampinhas, colá-los em papéis e escrever o nome dos
bichinhos como souber.
3.
Conversa: perguntar a cor
do bicho, se é grande, pequeno...
4.
Quanto
a coleção:
-Usamos algumas tampinhas para
confeccionar bichinhos.O que aconteceu com nossa coleção, aumentou ou diminuiu?Agora
ela tem quantas tampinhas a menos?
5. Dia do
brinquedo.
Terça feira,06/09/2016
1.
Rotina
• Agenda do dia;
• Quantos somos;
• Calendário;
2.
Brincadeira:
Boliche:
a
criança jogará a bola e pegará a quantidade de tampinhas a partir do número
informado na garrafa que derrubou.
3.
Construir linha numérica com tampinhas numeradas.
Orientar
as crianças a construir uma linha numérica com fichas numeradas. Entregar fichas
contendo números de 0 a 20 de forma
desordenada para que as elas organizem na ordem crescente , depois de ordenar as
fichas fazer a leitura da sequência.
4.
Escreva
a sequência numérica no caderno.
Quarta feira
1.
Rotina
• Agenda do dia;
• Quantos somos;
• Calendário;
2.
Parquinho
3.
Quadra
4.
Conversa
·
Como
se joga a amarelinha?Como podemos organizar essa brincadeira?
·
Como
se decide quem joga primeiro?
·
Quantos
números têm a amarelinha?
·
Qual
é o maior número? E o menor? Quem sabe onde está o número cinco?
·
Deixar
que as crianças montem a amarelinha.
© Vivenciando a brincadeira – amarelinha.
Quinta feira,08/90/2016
1.
Rotina
• Agenda do dia;
• Quantos somos;
• Calendário;
2.
Leitura.
3.
Atividades.
Pescando tampinhas com palitos
De posse da varinha de pescar (palito de
churrasco), cada criança deve pescar o
maior número possível de tampinhas de garrafa pet.
Para
as crianças que ainda não conhecem cores pedir para pescar a cor solicitada, ao
final contar todas as tampinhas pescadas,
“ganha” quem pescar mais.
4.
Desenhe você e
seus amigos pescando tampinhas
sexta-feira,09/09/2016
1.
Rotina:
• Agenda do dia;
• Quantos somos;
• Calendário;
Atividades:
2.
Vídeo:
Mariana
www.youtube.com/watch?v=orxxp-3gBiE
3.
Construindo o jogo do Bingo:
ü Entregar uma cartela em branco para cada aluno e
estipular até qual número vai o bingo ( nº 15).
ü Pedir para copiarem oito
números de 1 a 15,os que
quiserem, na cartela.
Usar tampinhas da coleção para marcar o
bingo.
4.
Informática