Sugestões de atividades
- Realizar o traçado da letra em estudo legível pausadamente e por diversas vezes, da letra grande, na lousa.
- Acompanhar o traçado sobre cordas, riscos no chão...
- Treinar a grafia da letra reproduzindo os movimentos pausadamente, na lousa e se possível com uma musica sobre a vogal.
- Tatear a letra feita de EVA.
- Modelar alimentos ou objetos com a letra em estudo.
- Identificar palavras que comecem ou terminem com o mesmo som da letra estudada.
- Colar figuras cujos nomes comecem com a vogal (ou letra) em estudo.
- Bater palmas quando ouvirem palavras com a letra em estudo.
- O professor diz várias palavras e quando ouvirem palavras com a letra em estudos os alunos devem bater palmas,
- Colocar em cartaz ou painel algumas figuras cujos nomes comecem com a letra estudada;
- Trazer de casa gravuras cujos nomes comecem com a letra, apresentar a gravura para que digam qual a letra inicial.
- Pesquisar nomes próprios e comuns que iniciam com a letra em estudo.
- Fazer desenho de coisas que comecem com o som da letra em estudo.
- Traçar a letra em estudo no caderno .
- Pedir para que tragam um objeto , montar o CANTINHO Da letra em estudo.
- Fixar no peito das crianças um cartaz com uma letra. Elas se misturam - no centro da sala e ao sinal do professor elas se reúnem com a mesma letra.
- Caixa surpresa com objetos ou figura de coisas que comecem com o som da letra estudada.
- Colocar várias figuras na caixa e dentre elas algumas que começam com a letra estudada. Pedir à criança que ao pegar a figura diga se ela começa ou não com o som da letra pretendida.( variação: quando a prof. Pegar uma figura com o som da letra estudada os alunos batem uma palma)
- Caça Objetos :esconder objetos que começam com a letra em estudo em vários pontos da sala ou pátio, as crianças deverão procurar por um minuto .Vence quem pegar mais objetos corretamente;
- Colocar várias letras em EVA numa caixa e pedir para que encontrem a letra em estudo;
- Boliche de numerais ou letras; Juntar garrafas pet sem tampa espalhar várias tampinhas desafiando a criança com perguntas como:
- Quantas tampas tenho que pegar para fechar essas( ex;três) garrafas. Deixar que peguem quantas acharem que é o correto.
- Pegar algumas tampas e perguntar: É esta a quantidade certa? Está sobrando alguma tampinha? Está faltando alguma? (trabalhar com o número desejado).
- Brincadeira ALTO/BAIXO : fazer um círculo e pedir para que fiquem no meio, toda vez que você disser alto, eles devem ficar de pé. Quando disser baixo, eles devem se abaixar;
- Jogo do absurdo :uma criança fica do lado de fora da sala e outra faz uma mudança absurda no espaço físico ou no vestuário a criança que estava fora da sala devera dizer qual foi a mudança realizada;
- Grosso/ fino: passear pela escola à procura de objetos grossos e finos.
- COR: Dia da Cor Vermelha... enfeitar a sala com a cor trabalhada( balão,papel,) deixar que venham de casa com algum detalhe vermelho em si.
- Brincar de formar grupos da mesma cor: distribua fitas coloridas para que formem grupos com os que estão com a mesma cor de fita. Deixe que os grupos tenham quantidade variada e deixe um grupo que tenha a quantidade nenhum .Pergunte aos alunos a cor do seu grupo quantas crianças fazem parte do grupo da cor...
- Picar pedacinhos de papel e jogar para cima, fazendo chuvinha;
- Rasgar tiras de papel;
- Música
- Cantar músicas infantis que explorem as diversas partes do corpo;
- Boneca de lata;
- Fui no mercado ( casa do Zé)
- Chefinho mandou;(Xuxa)
- Cinco sentidos:
Passear pelo
pátio para que os alunos percebam o quanto as percepções são importantes.
Ouvir diferentes sons;
Sentir a textura dos troncos das
árvores, das paredes, da areia;
Identificar pela visão: detalhes da
escola, da natureza.
- Visão :
Brincar
com mimicas para que as crianças
observem a linguagem do corpo,que é percebida principalmente pela visão;
Visualizar obras de artes ,fotos
vídeos...
Identificar pela visão: detalhes da
escola, da natureza..
Fazer mágica:
cobrir, com um pano, vários objetos retirar um dos objetos para que percebam
qual objeto sumiu.
Audição:
Ouvir sons de diferentes objetos;
Reconhecer a voz de um amigo de olhos
vendados;
Confeccionar telefone, utilizando copos
plásticos e barbante;
Andar em direção a um som ( palmas);
Movimentar se ao ritmo de sons.
Olfato:
Com os olhos vendados a criança deverá
reconhecer um alimento ou liquido pelo cheiro.
Paladar:
De olhos vendados identificar o sabor de diferentes alimentos...( salgado,doce,margo azedo);
De olhos vendados identificar o sabor de diferentes alimentos...( salgado,doce,margo azedo);
Tato
Manipular objetos de diferentes texturas;
Tatear objetos com os olhos vendados e dizer o que é.
Tatear objetos com os olhos vendados e dizer o que é.
Jogos
Corrida das garrafas:
Encher duas garrafas pet com água.
Desenhar uma linha no chão que será a saída outra que será a chegada. Entregar
uma garrafa para cada criança. Ao apitar, os alunos devem rolar as garrafas. A
criança que rolar mais rapidamente a garrafa de maneira a ultrapassar a linha
de chegada primeiro, vence.
Desenhar traçados no chão e brincar de
segui-los de várias maneiras: na ponta dos pés ,andando, correndo com as mãos
na cabeça, de braços abertos, com um pé só...
Estou vendo uma coisa
Desenvolvimento da Atividade:
A professora dirá, por exemplo: "Estou vendo uma
coisa vermelha".
Cada criança mostrará um objeto que
tenha a cor designada.
Variações:
Ao invés da cor, poderá ser informada a
Forma, a Inicial do nome, a Primeira letra, o Material de qual é feito.
Poderá ser dito, por exemplo: "Vejo
uma coisa de ferro", ou "Vejo uma coisa que começa com a letra
B".
Abrir e fechar
Duas garrafas pet com tampas. Ao sinal
do primeiro aluno de cada fileira deverá abrir a garrafa e passar para o
companheiro de trás este deverá fechar a garrafa, assim sucessivamente.
Dança do jornal
Formação: Alunos dispostos em pares
Material: folha de jornal, aparelho de
som, CD ou fita cassete.
Desenvolvimento: A um sinal do
professor, deverão dançar (se movimentar) ao som de uma música sobre uma folha
de jornal sem rasgá-la ou sair fora dela. Os pares que saírem ou rasgarem a
folha de jornal vão saindo da brincadeira.
Os vencedores são os pares que não
saírem de cima do papel nem rasgarem a folha do jornal.
Pode-se alternar a brincadeira,
alternando entre diferentes ritmos musicais, mais rápidos, mais lentos, que
exijam a execução de passos específicos etc.
Sala do Professor
CME Boa Esperança 2014
Professora: Maria de
Lourdes Mazini
Nenhum comentário:
Postar um comentário