Plano
de aula: Poesias de Pedro Bandeira
Conteúdos:
·
Gênero
textual: poesia;
·
Rimas;
·
Desenho;
·
Grande
/ pequeno;
·
Lista;
Tabela;
Tabela;
·
Numeral
e quantidade;
·
Cor;
·
Letra
e número;
·
Regras;
·
Símbolos;
·
Noção
temporal – dia e noite
Gráfico.
Gráfico.
Objetivos:
·
Apreciar
poesias;
·
conhecer vários poemas e aprender a declamá-los.
·
Integrar se com o público presente;
·
Ampliar o repertório de texto que se sabe de cor;
·
Familializar –se com a leitura escrita através do
manuseio de livros;
·
Valorizar a leitura como fonte de prazer;
·
Participação em atividades em que o educador é o escriba;
- Participação em
situações em que os alunos são os leitores, ainda que não
convencionalmente;
·
Reconhecer
e discriminar numerais;
·
Diferenciar
letra, desenho e números
·
Organizar um sarau de poesia e convidar
os pais para assistir ao evento.
Terça-feira,02/06/2015
1- Rotina
© Agenda
do dia;
© Como
está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário;
2-
Leitura: Irmão menor ( Pedro
Bandeira).
·
Levantar os conhecimentos prévios acerca do tema.
Perguntar quais poemas as crianças
conhecem e estimula-las a declamar. Convida-las a conhecer outros, mostrando os
livros selecionados. Ler em voz alta, alguns deles, caprichando na entonação.
© Confeccionar uma caixa para guardar os textos poéticos
fornecidos pelos pais, os livros e o CD.
ü Tarefa de casa, os pais deverão recitar e registrar por escrito
poemas e versinhos que apreciem e mandar para a sala de aula.
ü Dia do brinquedo.
Quarta-feira,03/06/2015
1- Rotina
© Agenda
do dia;
© Como está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário;
2- -Leitura:Brincando na chuva
Mãe, deixa eu sair na chuva,
Quero ir lá fora brincar
Se não vai chover em casa
De tanto que eu vou chorar.
Quero ir lá fora brincar
Se não vai chover em casa
De tanto que eu vou chorar.
3- Parquinho.
4-
Quadra:
Conversa Brincadeiras
de dias de chuva
Vivenciando: Elefante colorido
As crianças ficam em roda e uma delas fala:
__ Elefante colorido!
Os outros perguntam:
__ De que cor ele é?
A criança deverá escolher uma cor e as outras deverão tocar em algo que tenha esta cor. Se não achar esta cor o elefantinho irá pegá-lo.
As crianças ficam em roda e uma delas fala:
__ Elefante colorido!
Os outros perguntam:
__ De que cor ele é?
A criança deverá escolher uma cor e as outras deverão tocar em algo que tenha esta cor. Se não achar esta cor o elefantinho irá pegá-lo.
Senhor caçador
As crianças ficam em roda e uma delas será o caçador que deverá ficar com os olhos vendados. Todos os outros cantam:
Senhor caçador,
preste bem atenção!
Não vá se enganar,
Quando o galo cantar!
Canta, galo!”
Uma das crianças imita a voz do galo e o caçador deverá adivinhar quem é. Se não descobrir pagará uma prenda que o galo dirá qual é.
As crianças ficam em roda e uma delas será o caçador que deverá ficar com os olhos vendados. Todos os outros cantam:
Senhor caçador,
preste bem atenção!
Não vá se enganar,
Quando o galo cantar!
Canta, galo!”
Uma das crianças imita a voz do galo e o caçador deverá adivinhar quem é. Se não descobrir pagará uma prenda que o galo dirá qual é.
Segunda – feira,08/ 06/2015
1. Rotina
© Agenda
do dia;
© Como
está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário;
2.
Leitura:Medinho...
© Eu sempre gosto de sombra
quando é tempo de sol.
Mas
de noite tudo é sombra
fico
embaixo do lençol!
3. Discussão:
ü Quem
ilumina a nossa casa pela manhã?
ü Como é
o dia e como é a noite?
ü O que
fazemos de dia e o que fazemos de noite?
ü Porque
que em alguns lugares do mundo é dia e em outros é noite?
ü Demonstrar para eles como
acontece realmente o movimento de rotação da terra usando o globo terrestre e a
lanterna
4.
Atividade:
ü Para registro do
dia e da noite , as crianças irão representar com papel e cola colorida, os alunos irão fazer o
céu de dia e do outro lado o céu a noite.
ü Pesquisar com a
turma quem prefere o dia e quem prefere a noite e por que?
ü Gráfico.Representar o dia com papel dourado e a noite com papel preto.
5. Informática
6. Tarefa de
casa.
ü Escolher com auxílio de seus pais
uma foto de quando você era bebê e uma
foto recente , trazer para a escola na próxima aula.
Marcar na foto
ü Onde estava.
ü Quantos anos tinha.
ü O que sabia fazer quando bebê.
ü O que sabe fazer sozinho.
Terça-feira,09/06/2015
1- Rotina
© Agenda
do dia;
© Como
está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário;
2-
Leitura: Que
sujeira!
Casa de bruxa tem rato,
sapo, morcego e coruja.
Pra que é que serve a vassoura,
se a casa dela é tão suja?
3-
Música:
4-
Lista segundo o poema “Que sujeira”
ü O que tem em
casa de bruxa?
ü Alongar a lista
com outros bichos ou coisas próprias de casas de bruxas( aranhas, escorpiões,
gato preto, caldeirões...)
5-
Atividade
xerocada.
Cineminha
Quarta-feira,10/06/2015
1- Rotina
© Agenda
do dia;
© Como
está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário.
2- Parquinho.
3- Lanche.
4- Quadra:
Brincadeiras livres .
Quinta – feira,11/06/2015
1- Rotina
© Agenda
do dia;
© Como está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário;
2- Leitura:Por
enquanto eu sou pequeno
Por enquanto eu sou pequeno
,muita coisa eu não sei.
Eu só sei que estou gostando
deste mundo onde eu cheguei.
Não me apressem por favor,
Sei que ainda não cresci.
Mas vejam que estou tentando,
Me esperem eu chego ai!
3- Construir linha do tempo
utilizando duas fotos apenas.
Sexta
- feira,12/06/2015
1- Rotina
© Agenda
do dia;
© Como
está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário;
2-
Leitura:Palavras
magicas
Se você quer ser feliz
e
amizades conquistar,
quatro
palavrinhas mágicas
vou
agora revelar.
Não
é nem “Abre-te Sézamo”
e
nem é “Sin-sa-la-bin”!
Nenhuma
é “Abracadabra”,
minha
mãe disse pra mim:
Guarde
as quatro palavrinhas,
tenha
as quatro sempre à mão,
para
usar a toda hora,
em
qualquer ocasião.
Use
sempre essas palavras,
delas
nunca tenha medo,
pois
eu quero ajudar,
vou
contar o meu segredo:
Diga
sempre a sorrir,
pra
não ser mal-educado:
com
licença, me desculpe,
por
favor e obrigado!
Acredite
no que eu digo,
pois
comigo funcionou.
São
palavras de uma fada,
foi
mamãe quem me ensinou
3- Discussão - O que é
mais importante: o que a pessoa tem ( roupas, brinquedos, carros, dinheiro...)
ou que a pessoa é (amiga,educada,gentil,companheira )?
4- Dramatizar situações ou conflitos onde devemos usar as palavras mágicas.
ü
Ao chegar na escola;
ü
Quando chegar atrasado;
ü
Ao esbarrar no coleguinha;
ü
Quando quiser passar e o coleguinha estiver na
frente.
5- Montar painel com as
palavras mágica.
6- Dia do brinquedo
Segunda-feira,15/06/2015
1-
Rotina
©
Agenda
do dia;
© Compara
o está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário;
2- Leitura:Meu Desenho
Com
meus lápis de cor,
desenhei
um passarinho.
Ele
ficou tão perfeito
que até voou pro ninho.
3-
Atividade
de desenho.
·
Distribuir
a cada um uma figura de revista e propor que colem na folha de sulfite e
completem o desenho, ilustrando o texto trabalhado .
4- Informátca
Terça-feira,16/06/2015
1- Rotina
ü Agenda
do dia;
ü Comp está o tempo?
ü Quantos
somos?
ü Calendário.
1- Leitura: Primeiro
eu!
Vou
passear com o irmãozinho,
lá
no carro do papai.
Ele faz cara de choro,
mas
na frente é que não vai.
2- Conversa:
ü No
texto diz:: mas na frente é que não vai.
Por quê?.
ü O
que sabem sobre o transito e suas regras;
©
O que devem saber:
:
Ø que
devemos atravessar na faixa, e mesmo na faixa devemos olhar para os dois
lados...
Ø devemos
usar cinto de segurança;
Ø devemos
sair do carro pelo lado da calçada;
Ø não
devemos por as mãos nem a cabeça para fora do carro
3-
Semáforo com carimbo das mãos
Atividade:
ü Construir fichas com as letras móveis que representem cada significado
das cores do semáforo ( SIGA, ATENÇÃO, PARE);
ü Convidar os alunos para encaixar as letras correspondendo a cor da
mãozinha até formar a palavra;
4- Brincadeira
Jogo do trânsito: confeccionar
bandeirinhas verde e vermelha
Levar as crianças para o pátio e quando a professora mostrar a bandeira
verde as crianças podem andar livremente, quando mostrar a verde todos devem
parar no lugar.Quem se movimentar sai do
jogo.
5- Dia do brinquedo
Quarta-feira17/06/2015
1- Rotina
ü Agenda
do dia;
ü Com está o tempo?
ü Quantos
somos?
ü Calendário;
1- Parquinho
2- Música :Dirigindo meu carro – Xuxa
ü Brincar livremente
pela sala, como se dirigisse, fazendo os movimentos e sons que a música sugere.
3- Pular corda.
Quinta-feira,18/06/2015
1-
Rotina
© Agenda
do dia;
© Como
está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário
2-
Leitura:Nome da gente
Por
que é que eu me chamo isso
e não me chamo aquilo?
Por que é que o jacaré
não se chama crocodilo?
Eu não gosto
do meu nome,
não fui eu
quem escolheu.
Eu não sei
porque se metem
com um nome
e não me chamo aquilo?
Por que é que o jacaré
não se chama crocodilo?
Eu não gosto
do meu nome,
não fui eu
quem escolheu.
Eu não sei
porque se metem
com um nome
que
é só me
O nenê
que vai nascer
vai chamar
como o padrinho,
O nenê
que vai nascer
vai chamar
como o padrinho,
vai
chamar
como o vovô,
mas ninguém
vai perguntar
o que pensa
o coitadinho.
Foi meu pai quem decidiu
que o meu nome fosse aquele.
Isso só seria justo
se eu escolhesse
o nome dele.
Quando eu tiver um filho,
não vou por nome nenhum.
Quando ele for bem grande,
ele que procure um!
Pedro Bandeira
como o vovô,
mas ninguém
vai perguntar
o que pensa
o coitadinho.
Foi meu pai quem decidiu
que o meu nome fosse aquele.
Isso só seria justo
se eu escolhesse
o nome dele.
Quando eu tiver um filho,
não vou por nome nenhum.
Quando ele for bem grande,
ele que procure um!
Pedro Bandeira
3- Apresentar
texto sem o título.
4- Conversa:
·
O
que o texto está querendo dizer?
·
Quem
faz perguntas do tipo que aparece no poema? Uma criança ou adulto? Por quê?
·
As ideias apresentadas (isso só seria justo se
eu escolhesse o nome dele...
·
Quando ele for grande ele que procure um...)
são possíveis? Por quê?
·
Que
título você daria ao texto?
·
E
você, gosta de seu nome? Como gostaria de se chamar.
5-
Recorte e cole letras de jornais ou revistas monte seu nome
para confeccionar um painel.
Tarefa de casa .Pesquisa:
© História do nome: Como foi a escolha do nome da criança? Quem
escolheu?
© Ela gosta do nome dado a ela?
© Se não, que nome gostaria de ter?
Sexta-feira,19/06/2015
1- Rotina
© Agenda
do dia;
© Como
está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário.
2- Leitura:Pontinho de vista
Eu sou pequeno, me dizem,
e eu fico muito zangado.
Tenho de olhar todo mundo
com o queixo levantado.
Mas, se formiga falasse
e me visse lá do chão,
ia dizer, com certeza:
– Minha nossa, que grandão!
(Pedro
Bandeira)
3- Explorar:
ü Quem se acha grande? Quem
se acha pequeno?
ü Você sabe qual a sua altura?
ü O que podemos usar para
medir tamanhos?
4-
Vamos
medir sua altura!
ü Qual o aluno mais alto da
turma?
ü Qual o mais baixo?
Anotar as medidas num
quadro e expor na sala
Aluno
|
Altura
|
Lourdes
|
1m 59 cm
|
5- Dia do brinquedo.
Segunda- feira,22/06/2015
1- Rotina
© Agenda
do dia;
© Como está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário;
2- Leitura:A minha família
Eu gosto da
minha mãe,
do meu pai,
do meu irmão.
Nem sei como
tanta gente
cabe no
meu coração!
3- Quantas pessoas fazem parte da sua família?
ü Conversa:Conte um pouquinho sobre sua
família.
ü As famílias são diferentes umas
das outras mas todas são muito importantes.Mesmo que haja conflito no dia a
dia, existe uma ligação de amor entre todos.
4- Atividade: dobradura da casa.
5- Infomática
Nenhum comentário:
Postar um comentário