O momento do estabelecimento de regras pode ser lúdico, envolvente e, dessa forma, propiciar a reflexão. Seguem algumas ideias interessantes:
1. O bolo da convivência
Iniciar o ano fazendo um bolo com os alunos. Primeiro escrever a receita em um papel grande e fazer o passo a passo, depois de pronto, refletir sobre a importância de cada ingrediente e a falta que cada um deles faria, caso não tivesse sido utilizado. Aplicar a discussão à situação de sala de aula, pois para que a convivência seja agradável alguns ingredientes não podem faltar: respeito, tolerância, cooperação, responsabilidade, etc. A partir dessa reflexão abstrata, fazer a receita de sucesso da classe (as regras).
2. Fantoches
Com crianças menores, que ainda não trabalham com conceitos abstratos e têm dificuldade em admitir seus próprios erros, o trabalho com fantoches é muito interessante. Um texto curto, mas bem elaborado, mostrando as situações mais comuns da sala de aula (interromper a fala do outro, agressão, falta de cuidado com o ambiente da sala, utilização inapropriada do material do colega, etc.) faz com que a criança reflita sobre os comportamentos, muitas vezes praticado por ela, mas que nesse momento foram projetados em outra personagem. Depois da discussão, as regras devem ser ilustradas (no caso das crianças menores) e colocadas em lugar visível.
3. Projeção de livros
Há alguns livros, escritos e ilustrados de forma bastante divertida, que tratam de regras de convivência. O professor pode projetar e ler o livro com os alunos na íntegra (ou apenas alguns trechos selecionados), provendo base para a elaboração das regras da sala. A literatura infantil referente ao tema pode ser explorada não só nesse momento, mas durante toda a primeira semana.
4. Brincadeiras
A criatividade pode transformar o momento de estabelecimento de regras em uma grande brincadeira. Uma sugestão interessante é escrever ou ilustrar, antecipadamente, algumas atitudes (positivas e negativas) do cotidiano escolar. O papel que representa cada situação pode ser dobrado e colocado dentro de uma bexiga. Durante a aula, o aluno estoura a bexiga e tira de dentro a atitude. Ele e os colegas avaliarão o comportamento e emitirão um juízo sobre ele. Com essas informações, farão um mural de duas colunas (que pode ser feito em EVA ou outro material), de um lado mencionar as atitudes positivas, aprovadas pela turma, e que devem ser praticadas por todos; do outro lado, as atitudes negativas, reprovadas pela turma e que devem ser evitadas por todos.
5. Árvore das atitudes
Uma árvore de EVA ou outro material, que pode ser feita pelo professor ou adquirida pronta, pode levar à reflexão sobre o comportamento. É só fazer várias frutinhas (maçãs ou laranjas, por exemplo) e escrever ou ilustrar, na parte de trás, atitudes positivas ou negativas. Fixar as frutas na árvore utilizando fita adesiva. No momento de estabelecimento de regras, cada aluno colhe uma fruta e a atitude que está representada atrás é discutida pelo grupo. Com base nessa avaliação, as frutas são separadas em duas cestas – a dos bons frutos e a dos maus frutos. Utilizar a discussão para elaborar as regras da sala.
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