Bichinhos de Jardim
Tempo de duração duas semanas.
Conteúdos
ü Animais
- insetos;
ü Numerais
e quantidade;
ü Grande
pequeno;
ü Sons
dos bichos;
ü Seres
vivos e seres não vivos;
ü Cores;
ü Texto
informativo;
ü Inclusão:
as diferenças;
ü Pesquisa
e observação;
ü Leitura
e escrita;
ü Sentimento
de rejeição e acolhimento a partir da obra “A Joaninha que perdeu as pintas;
ü Receita
: bolo formigueiro;
ü Desenho;
ü Decalque;
ü Dramatização.
Objetivos:
ü Identificar
bichinhos que vivem em jardins;
ü Compartilhar
informações;
ü Conhecer
alguns gêneros textuais;
ü Desenvolver
atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e os animais;
ü Construir
conhecimentos envolvendo a pratica da observação e registros;
ü Associar
número a quantidade.
Para
refletir:
“Quando o
homem aprender a respeitar até o menor ser da criação,
Ninguém
precisara a ensina-lo a amar seu semelhante”.
Segunda feira 18/05/2015
1.
Rotina:
·
Agenda do dia;
·
Como está o tempo?
·
Quantos somos
·
Calendário;
2.
Distribuir livros com imagens de bichinhos
de jardim nas mesas para aguçar a curiosidade e motivar o assunto.
3.
Leitura:
Rua Jardim,75 ( obras complementares).
© Que
sentimento essa história desperta em você?
4.
Conhecimento
prévio.
ü Roda de conversa
para levantamento de conhecimento prévio sobre jardim e o que existe nele.
•
Questionar as crianças sobre:
© Você
tem um jardim em casa?
© Qual
jardim você conhece? Como eles são?
© Quais
tipos de animais podemos encontrar no jardim?
© Quais
cuidados devem ter com o jardim?
© Quem
cuida do jardim?
© Essa
semana tivemos uma visitinha bem diferente.Por duas vezes um gafanhoto entrou
em nossa sala. Vocês acham que gafanhoto
é bichinho de jardim?
5.
Lista
Bichinho
|
O
que sabemos
|
O
que queremos saber
|
6.
Informática.
Terça
feira, 19/05/2015
1. Rotina:
• Agenda do dia;
• Como está o tempo?
• Quantos somos
• Calendário;
3.
Pesquisa de campo
© Visita
ao jardim da Praça.
4.
Registro - lista
©
O que observamos e descobrimos
©
Os bichinhos que encontramos.
Bichinho
|
Características:
seu tamanho,cor,o que come,
|
5. Quebra-cabeça.
6. Vídeo:
Insetos
https://www.youtube.com/watch?v=j7A9ANT2aVQ
Quarta
feira ,20/05/2015
Estudo
do Plano nacional de Educação
Quinta
– feira, 21/05/2015
1. Rotina:
• Agenda do dia;
• Como está o tempo?
• Quantos somos
• Calendário;
2 . Ampliando conhecimentos
ü Pesquisa : como cuidar de um jardim.
3. Pesquisa
ü Cartaz com texto informativo
4.
Advinhas:
ü Estou pensando
num inseto. Ele é pequeno, pode ser de cor vermelha ou preta, sua moradia se
chama formigueiro. Quem é ele?
ü È um insetos que
têm asas com pintinhas...
ü Quem conhece a
joaninha? Qual é a cor de suas pintinhas?
ü Ele faz cri,cri,cri...que inseto é esse?
ü Seu alimento é
néctar, faz zum ,zum,tem listras
amarelas e pretas de quem estou falando?
5. Escrever a letra
inicial
do nome do animal , no quadro.
Sexta – feira, 22/05/2015
1. Rotina:
• Agenda
do dia;
• Como
está o tempo?
• Quantos
somos
• Calendário;
2. Poesia: A joaninha que
perdeu as pintas ( obras complementares)
3. Atividade:
ü Colorir uma
joaninha com o auxilio do dado: jogar o dado e fazer o número de pintas que o
dado determinar.
3. Dia do brinquedo
Segunda –feira, 25/05/2015
Segunda –feira, 25/05/2015
1.
Rotina:
·
Agenda do dia;
·
Como
está o tempo?
·
Quantos somos
·
Calendário;
2.
Leitura:
Formiga amiga. (obras complementares).
ü Onde
encontramos receitas?
3.
Receita:
Bolo formigueiro.
ü O
que é preciso para fazer um bolo?
4.
Confeccionar cartaz e fazer a
leitura da receita.
5.
Vivenciando:degustar
bolo
6.
Desenho
livre: desenhar
um jardim com os animaizinhos que nele vivem.
7.
Escolher um bichinho e escrever o nome dele, como souber.( ex:minhoca).
8.
Informática.
Terça
– feira 26/05/2015
1. Rotina:
·
Agenda do dia;
·
Como está o tempo?
·
Quantos somos?
·
Calendário;
2. Vídeo: Lucas um
intruso no formigueiro.
3.
Atividades
Cartões com figuras de diferentes
animais de jardim, alguns deles conhecidos dos alunos, outros ainda
desconhecidos. A quantidade de cartões deve corresponder ao número de alunos da
turma.
Organizar
os alunos sentados em um
círculo
para apresentar as figuras dos animais selecionados.
ü Solicitar
que, na sua vez, cada aluno escolha um dos cartões e o apresente aos colegas,
dizendo as características do animal escolhido.
ü Propor
que cada aluno imite o animal para que o grupo todo descubra qual é. Essa
imitação pode envolver o movimento e som produzido pelo animal selecionado.
ü Orientar
para que todas as crianças se movimentem pela sala como se fosse o animal
sorteado.
Quarta- feira,27/05/2015
1. Rotina:
ü Agenda do dia;
ü Como está o
tempo?
ü Quantos somos
ü Calendário;
2.
Parquinho.
3.
Brincadeira de roda: Joaninha
4. Música com gestos: uma
minhoquinha faz ginastiquinha
Quinta –
feira, 28/05/2015
1.
Rotina:
ü
Agenda
do dia;
ü
Como
está o tempo?
ü
Quantos
somos
ü
Calendário;
2. .
Música: A Dona Aranha
3.
Arte: animais estudados
ü Aranha
com lã
ü Caracol
com papel
3.
Vivenciando: degustar o
bolo.
Sexta-feira,
29/05/2015
1. Rotina:
ü Agenda do dia;
ü Como está o
tempo?
ü Quantos somos
ü Calendário;
2.
Leitura:Leilão no jardim
©
Leilão
de Jardim
Quem me compra
um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é o meu
leilão)
3.
Ilustrar
o trecho do poema ,fazendo decalque com a mão.
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
.
4. Dramatização:
O Jardim de Ceci - Gerusa Rodrigues
Pinto
Ceci era uma menina que gostava muito de
flores. Todos os dias ela cuidava do seu jardim.
No jardim de Ceci moravam a borboleta e a abelhinha, que trabalhava o
dia inteiro sem se cansar.
Um dia, Ceci acordou muito doente e não
pôde cuidar do seu jardim.
As flores sentiram falta da menina que sempre cuidava delas.
Quando o sol ficou muito quente, as
florzinhas começaram a ficar tristes e a murchar.
Os bichinhos que moravam no jardim
olhavam para o céu à procura de uma nuvenzinha.
Nisto, eles avistaram uma nuvem
carregadinha de chuva.
Os bichinhos chamaram:
- Ó nuvenzinha de chuva, jogue um
pouquinho de água sobre as florzinhas do jardim.
Elas estão morrendo de sede!
_ Me ajudem! – disse ela.
Os bichinhos começaram a empurrar a
nuvenzinha até o jardim.
Amei seu projeto, muito interessante.obrigada
ResponderExcluirMuito bom mesmo esse projeto amei
ResponderExcluir