Plano
de aula :Percebendo o mundo com o corpo
·
Conteúdos
ü Percebendo
objetos por meio do tato;
ü Letra
inicial;
ü Desenho;
ü Leitura
de imagem;
ü Sentido
da visão;
ü Cores;
ü Numerais
e quantidade;
ü Releitura
da obra - O gato Romero Britto;
ü Texturas;
ü Brincadeira
– cabra cega
·
Objetivos
ü Reconhecer
as diferentes formas de perceber o mundo.
ü Conhecer
a si mesmo e o próprio corpo;
ü Relacionar
numeral a quantidade.
ü Desenvolver
a percepção tátil;
ü Descrever
objetos e suas características;
ü Desenvolver
a leitura de imagem a partir de figura.
*********************************************************
*********************************************************
Terça-feira,
12/05/2015
1. Rotina
© Agenda
do dia;
© Compara
o está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário;
2. Leitura:O quente pode
ser frio.
3. Conversa:
ü Como
percebemos as coisas ao nosso redor?
ü Todas
as pessoas conseguem perceber as coisas
a seu redor da mesma forma que nós?
ü Como
as pessoas cegas ,surdas percebem o mundo?
4. Brincadeira: citar
os sentidos e pedir que toquem a parte correspondente a ele .Exp.
© Usamos
para ouvir – tocar os ouvidos
5. Atividades
ü Passear
pela escola para notar o quanto as percepções são importantes.
ü Perceber
os sons, as texturas,os cheiros, as cores...
ü Folha
xerocada.
Cineminha
*************************************************************
Quarta-
feira,13 /05/2015
1. Rotina
© Agenda
do dia;
© Como
está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário;
2. Parquinho.
3. Lanche
4. Quadra:
ü Objetivo: estimular agilidade, atenção, noção
de espaço.
© Cabra cega
De olhos vendados, um
dos participantes será a cabra-cega que tentará pegar os outros jogadores. A cabra-cega,
além de alcançar os jogadores, deverá adivinhar pela audição ou tato quem foi pego. O primeiro a ser pego
passa ao posto de cabra-cega.
************************************************************
************************************************************
Quinta
-feira,14/05/2015
1. Rotina
ü Agenda
do dia;
ü Como
está o tempo?
ü Quantos
somos?
ü Calendário;
v Atividades
2. Música: casa do Zé -
Mariposa
© Realizar
gestos sugeridos na música.
3. Vivenciando:
* Separar
objetos variados (massinha de modelar,pedrinhas,legumes...) e deixar que as
crianças manipulem .Explorar cor,textura,tamanho...
* Colocar
os objetos na caixa mágica.Individualmente e de olhos vendados s alunos deverão
tirar um objeto e descrevê-los se necessário fazer intervenção.
- é quente /frio, mole/ duro,
macio/áspero.
4. Desenho
ü Represente
por meio desenho objeto escolhido.Tente escrever a letra inicial do objeto ao
lado do desenho.
****************************************************************
****************************************************************
Sexta-feira,15/05/2015
1. Rotina
ü Agenda
do dia;
ü Como
está o tempo?
ü Quantos
somos?
ü Calendário;
2. História:
3. Vivenciando: Apresentar a imagem, O
Gato, aos alunos , pedir para
observarem livremente o objeto
artístico.
4. Conversa: perguntar o que mais chamou a atenção na obra, anotando numa lista.
5. Expresse um
sentimento despertado, pela obra , em você.
© Usar, para a atividade, as carinhas das emoções.
6. Atividade.
Folha
xerocada -releitura com pintura da figura .
7. Montar painel com as figuras.
8. Dia do brinquedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário