Plano de aula:
Contos de fadas
CONTEÚDO
ü
Inicio
,meio e fim;
ü
Gênero
textual
·
Conto de
fadas
·
Convite;
ü
Òrgãos
dos sentidos;
ü
Conceitos
matemáticos;
ü
Valores;
ü
Alimentos
saudáveis e não saudáveis;
ü
Cores;
ü
Animais;
ü
Conflitos pessoais;
ü
Tipos de
moradias
OBJETIVOS
ü Expressar sentimentos emoções
ü Relacionar os
números com a quantidade
ü Identificar sequencia
de cena: inicio meio e fim
ü Desenvolver e
estimular a expressão corporal;
ü Cuidar e valorizar
os livros;
ü Estimular o gosto
pela leitura;
ü Fazer
correspondência entre ilustração e texto;
ü Debater
situações - problema do cotidiano;
Quarta – feira,01/07/2015
1- Rotina
© Agenda
do dia;
© Como
está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário;
2- Parquinho.
3- Quadra:
© As crianças formam uma roda. Uma delas, o Rato,
fica dentro da roda. Outra, o Gato fica fora da roda.
O Gato pergunta: "Seu Ratinho está?"
As crianças da roda respondem : "Não"
O Gato pergunta: "A que horas ele chega?"
As crianças respondem um horário a escolha.
As crianças começam a rodar e o Gato vai perguntando: "Que horas são?" e as crianças respondem: "Uma hora" - "Que horas são?" - "Duas Horas" e assim até chegar ao horário combinado.
As crianças na roda devem parar com os braços estendidos; o Gato passa a perseguir o Rato.
A brincadeira acaba quando o Gato pega o Rato.
QUINTA- FEIRA, 02/07/2015
1- Rotina
© Agenda
do dia;
© Como
está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário;
2- O que sabem.
©
Quais as
historias que já ouviram ?
©
De quais
mais gostaram.
©
Quais são
contos de fadas– fazer lista no quadro.
3- Leitura:Os Três Porquinhos( EXPLORAR
IMAGENS) .
ü Conversa: por que os três
porquinhos precisavam de uma moradia?
ü O que
devem saber: MORADIA é um importante lugar onde convivemos com nossos parentes e
amigos, descansamos, dormimos, comemos, enfim, onde realizamos inúmeras
atividades. É um dos primeiros espaços onde aprendemos a conviver em grupo.
ü O Lobo era muito mal, porque
queria destruir as casas dos três porquinhos.
© O que diria para convencê-lo a
não fazer mais isso?
- O que devem saber:
Falar sobre a importância do trabalho realizado
com capricho e dedicação, estimar o valor de ajudar os amigos e ser grato pelo
cuidado que recebemos uns dos outros.
4- Atividade xerocada: História em
sequencia
SEXTA-FEIRA,03/07/2015
1-
Rotina
© Agenda
do dia;
© Como
está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário;
2-
Levar para a sala de aula,
uma caixa surpresa
com uma capa vermelha dentro.
ü Instigar os alunos para que descubram o que tem na
caixa.
ü Manusearem
a capa.
Dramatizar a história: Chapeuzinho vermelho.
Conversa:
ü Por
que Chapeuzinho desconfiou da voz do lobo?
ü O
som da voz do lobo e da vovozinha se parecem?
ü Que
órgão usamos para ouvir os sons?
Atividade xerox: Se você fosse chapeuzinho que
alimentos colocaria na cesta da vovó?
SEGUNDA- FEIRA,06/07/2015
1- Rotina
© Agenda
do dia;
© Como
está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário;
2-
Mostrar aos alunos a capa do livro “Chapeuzinho Amarelo” e
instigá-los a pensar sobre o que contem nesta história.
3-
Contar história e verificar se eles conseguem relacioná-la
com alguma história conhecida. (Chapeuzinho Vermelho)
4- Conversa.
ü Onde
acontece a historia?
ü Onde
a vovó morava?(casa,prédio...)
ü Você tem algum
medo como a chapeuzinho amarelo?
©
Desenhe
5-
Atividade xerocada:Qual
era o tipo de moradia da vovó?
TERÇA_
FEIRA,07/07/2015
1- Rotina
© Agenda
do dia;
© Como
está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário
2- 1- Caixa surpresa:
ü Adivinhar
o que tem dentro da caixa surpresa.(maçã)
ü Cada
criança deve dar sua opinião.
2- Conversa: Que histórias vocês conhecem que
aparecem maçãs?
ü
O
devem saber
Que para sua segurança devem rejeitar doces, dinheiro,
presentes e convites; nunca falar ou responder a quaisquer perguntas que
estranhos façam, recusar ser levado por uma pessoa que você não conheça muito
bem.
4-
Atividade xerocada:
5-
Lembrancinha:Balinha de maçã verde encantada.Quem comer será feliz para sempre!!!
QUARTA-FEIRA,08/07/2015
1- Rotina
© Agenda
do dia;
© Como
está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário;
2- Parquinho
3- Quadra- Dramatizar a música:Enquanto seu lobo
Vamos brincar no bosque, enquanto seu lobo não vem...
Vamos brincar no bosque, enquanto seu lobo não vem...
Vamos brincar no bosque, enquanto seu lobo não vem...
-seu lobo esta?
-Estou botando a calca.
Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem,
vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem,
-Estou botando a calca.
Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem,
vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem,
- seu lobo esta
- Estou botando a camiseta.
Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem...
- Estou botando a camiseta.
Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem...
vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem
- seu lobo esta?
Estou botando o casaco.
Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem,
vamos brincar no bosque, enquanto seu lobo não vem,
- seu lobo esta?
Estou botando o sapato.
Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem,
vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem seu
- lobo esta
- Estou com fome e vou comer todassssssssss
- Ai, ai socorro!!!
As frutas da vovó! Esperem, eu sou um lobo bonzinho,
são só as frutinhas!
Poxa, eu me arrumei todinho...auuuuuu...
Estou botando o casaco.
Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem,
vamos brincar no bosque, enquanto seu lobo não vem,
- seu lobo esta?
Estou botando o sapato.
Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem,
vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem seu
- lobo esta
- Estou com fome e vou comer todassssssssss
- Ai, ai socorro!!!
As frutas da vovó! Esperem, eu sou um lobo bonzinho,
são só as frutinhas!
Poxa, eu me arrumei todinho...auuuuuu...
Quinta –
feira,09/07/2015
1- Rotina
© Agenda
do dia;
© Como
está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário;
2-
História:Cinderela
http://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/2014/11/educacao-infantil-cinderela-gata.html
3-
Conversa:
4-
Na história da Cinderela, todas as moças recebem
convites para o baile do príncipe.
©
Vamos escrever o nosso convite para mandar para os colegas de outra turma,
chamando – os para o grande baile real.
5-
Atividade xerocada:
6-
Escrita
espontânea do nome da personagem.
Sexta
– feira,10/07/2015
1- Rotina
© Agenda
do dia;
© Como
está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário;
Relembrar o conto Cinderela.
Fazer o bailinho com a troca de princesa e
príncipe.
Valsa do Imperador - J strauss
SEGUNDA
– FEIRA,27/07/2015
1- Rotina
© Agenda
do dia;
© Como
está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário;
2- Música:www.youtube.com/watch?v=50rIll2rMR8
3- História:Pinóquio
4- Conversa:
ü Por
que o nariz do Pinóquio crescia?
ü E você já mentiu alguma vez?
ü Devemos
mentir para os outros?
©
Chamar a atenção das crianças
às partes em que o Pinóquio acompanha estranhos, em vez de continuar seu
caminho para a escola e quantas coisas ruins acontece com ele por causa dessa
escolha.
5-
Montar
com letras móveis a palavra : Pinóquio
6- Atividade xerocada.
Terça-
feira,28/07/2015
1- Rotina
© Agenda
do dia;
© Como
está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário;
3- Conversa:
O
gato usou a esperteza e inteligência para achar a melhor solução para o
problema.
© O
que você achou da atitude do gato?
© Você
teria uma atitude diferente?
4- Atividade xerocada: interpretar o texto –
Gato de botas
amei
ResponderExcluirPerfeito
ResponderExcluir