Tempo
de duração duas semanas.
Conteúdos
ü Numerais
e quantidade;
ü Cores;
ü Texto
informativo;
ü Pesquisa
e observação;
ü Leitura
e escrita;
ü Receita
: espetinho de fruta
ü Dramatização;
ü Gráficos
das preferências
ü Recorte e colagem de alimentos variados;
ü Releitura de obra;
ü Desenho livre e dirigido;
ü Modelagem
de alimento.
Objetivos:
ü Identificar
alimentos saudáveis e não saudáveis;
ü Adquirir
hábitos para uma boa alimentação.
ü Compartilhar
informações;
ü Observar
e comparar sementes de diferentes
frutas;
ü Conhecer
alguns gêneros textuais;
ü Construir
conhecimentos envolvendo a pratica da observação e registros;
ü Associar
número a quantidade.
Segunda
feira
1.
Rotina:
·
Agenda do dia;
·
Como está o tempo?
·
Quantos somos
·
Calendário;
2.
Distribuir livros com imagens de
alimentos nas mesas para aguçar a
curiosidade e motivar o assunto.
3.
Música:
Sopa do neném
© Que
sentimento essa música desperta em você?
4.
Roda de
conversa
•
Questionar as crianças sobre:
© Seu
alimento preferido?
© De
onde vem seu alimento preferido ( origem animal, vegetal ou mineral)
© Qual
a importância dos alimentos para nossa saúde?
5.
Listar alimentos
no quadro;
6.
Desenho e
escrita do
alimento preferido.
8.
Informática.
Terça
feira
1. Rotina:
• Agenda do dia;
• Como está o tempo?
• Quantos somos
• Calendário;
2- Leitura:
A cesta da dona Maricota”.
https://www.youtube.com/watch?v=gU7Fglss6y0
3.Escrever o nome dos alimentos que há na cesta da
D. Maricota com a ajuda das crianças.
Atividade
4. Montar painel de sementes.
5. Decorar versinho.
6. Vídeo
Quarta
feira
1. Rotina:
• Agenda do dia;
• Como está o tempo?
• Quantos somos
• Calendário;
2.
Parquinho:
3. Quadra: Confeccionar chocalhos com
sementes de alimentos (uva,laranja...)
4- Para casa
Quinta
– feira
1. Rotina:
• Agenda do dia;
• Como está o tempo?
• Quantos somos
• Calendário;
2 . Ampliando conhecimentos
Apresentar a imagem da obra “vendedor de frutas” de Tarsila do
Amaral.
3- Conversa . destacar
pontos como:
© O
que ele está fazendo?
© Onde
será que ele está indo?
© Que
frutas ele esta levando?
© Onde
ele esta( no mar,no barco)?
© Que
cores a artista usou?
4- Fazer a releitura da obra.
Imagem fonte: http://ninaeduc.blogspot.com.br/2011/05/artes.html
Sexta – feira
1. Rotina:
• Agenda
do dia;
• Como
está o tempo?
• Quantos
somos
• Calendário;
2. Video: a
galinha ruiva
3. Manipular
as frutas
e explorar as cores, formas, e tamanhos cheiro.
5.
Conversa:
"Como
é o sabor da mistura dessas frutas?"
"É
adocicado ou azedo?"
"É
suave ou forte?"
"E
na mistura, qual sabor você sente mais?"
6.
Desenho: Representar com desenho você preparando seu
espetinho de frutas.
7.
Dia do brinquedo
Terça –feira
1.
Rotina:
·
Agenda do dia;
·
Como está o tempo?
·
Quantos somos
·
Calendário;
2.
Vídeo: hora da refeição – Patati/
Patata.
3.
Conversa:
Qual
é o produto?
O que você sabe sobre ele?
Onde
está o nome do produto?
Quais
outras informações devem estar escritas?
A embalagenm apresenta números?
4.
Ilustrar a lista usando rótulos
Podemos comer sempre
|
Podemos comer só as vezes
|
Melancia
|
5.
Vídeo
Segunda–
feira
1. Rotina:
·
Agenda do dia;
·
Como está o tempo?
·
Quantos somos?
·
Calendário;
2. Conversa:
Na
sua casa costuma-se comer frutas? Quais?
Que fruta vocês mais gostam?
De que maneira você consome as
frutas: cruas; na forma de sucos, de doces, de geleias; em bolos; pães?
Com que frequência você come
frutas: todos os dias, uma vez por semana...?
Quem sabe quais são as frutas da
região onde moramos? Ela fica em que
Estado? Qual é mesmo o país que moramos?
3.
Atividades
4. Pintura dos fantoches
para dramatização.
5. Decorar
versinho para a dramatização
Quarta- feira
1. Rotina:
ü Agenda do dia;
ü Como está o
tempo?
ü Quantos somos
ü Calendário;
2.
Parquinho.
3. Brincadeira
4. Decorar
versinho
Quinta –
feira
1.
Rotina:
ü
Agenda
do dia;
ü
Como
está o tempo?
ü
Quantos
somos
ü
Calendário;
2. Jogo
da uva.
3. Confeccionar Jogo da memória:
Fazer a pintura dos legumes, verduras e hortaliças que havia dentro
da cesta da Dona Maricota.
Sexta-feira
1. Rotina:
ü Agenda do dia;
ü Como está o
tempo?
ü Quantos somos
ü Calendário;
1. Conversa:
cardápio
do dia
2. Lembrancinha:
jogo
da memória
3. Dramatização:
As frutas
e Legumes
Eu sou a
Laranja
Meu caldo
faz bem,
É doce e
gostoso
E
vitaminas contém!
Eu sou a
Banana
E bem
madurinha
A todos
agrado,
Pois sou
gostosinha!
Eu sou a
Maçã
Vermelha e
cheirosa
Minha
casca tem ferro
E a polpa
é gostosa!
Eu sou a
Uvinha
Num cacho
aninhada
Rosada ou
branquinha,
Sou muito
apreciada!
Eu sou o
Alface
Tão fresca
e verdinha,
Trazendo
saúde
Em cada
folhinha!
Eu sou o
Milho
Bem verde
e dourado
Assim que
apareço
Já sou
procurado!
Adorei... Parabéns
ResponderExcluirObrigada,Luh!
ExcluirMuito bom esse plano de aula está de parabéns quando estiver lecionando quero poder seguir esse exemplo.
ResponderExcluirParabéns professor.
Muito bom esse plano de aula está de parabéns quando estiver lecionando quero poder seguir esse exemplo.
ResponderExcluirParabéns professor.
Obrigada Edinéia!
ExcluirMuito bom !!! Gostei muito, estava precisando e resolvi tudo com base nessa postagem. Obrigada mesmo e parabéns pelo trabalho!!!
ResponderExcluir#Amei toda elaboração e organização dessas atividades voltados à educação infantil...
ResponderExcluirConteúdos muitíssimo criativos e enriquecidos... Grata! #Parabéns educadora Lourdes!!.
Obrigada,Diana!
ExcluirMARAVILHOSOOOO
ResponderExcluirComo posso baixar isso em PDF
ResponderExcluirAmeii seu plano de aula!! Parabénss!!!
ResponderExcluirParabéns!!!Ameiii!!!
ResponderExcluirPARABÉNS! MARAVILHOSOOOO!!
ResponderExcluirnossa equipe do berçario zona norte amou o blog, parabéns pelo post de qualidade, excelente tema
ResponderExcluirObrigada.
Excluircomo é esse painel de sementes?
ResponderExcluir