segunda-feira, 15 de novembro de 2010
domingo, 14 de novembro de 2010
Atividades /músicas natalinas
Músicas natalinas
Para baixar
Então é natal.
My Sweet lord
Vem que tá chegando o Natal.
Natal todo dia.
Um Feliz Natal.
CD O Natal Chegou.
Estrela Guia.
Papai Noel dos Baixinhos.
Papai Noel Existe.
Futuro_e_presente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPuMJgB19wEq7wOOszFvPLz0BMt_VJnWb-Iagy5iuCIQw7SXJ_mgiJyir_QHZBOIouGI25OU7q3-_uwS9s5M5qWNwTpsXI_BQfr8mwB6mtZJSBCR7RSm12aRjM42P-gEszr9etl3XyTO8/s320/colorir.jpg)
Oficina: Trabalhando com o jornal em sala de aula
Atividade ministrada pela professora Mauricéia Vieira
Conhecendo o jornal
Cada grupo deverá construir um jornal e apresentá-lo em sala de aula,
Orientações:
Conhecendo o jornal
- Onde encontramos jornais?
- Analisar o jornal e observar; dimensão,qualidade do papel,tiragem, cadernos,preço.
- Analisar a primeira página:
- Que informações aparecem no cabeçalho?
- Que cores e tipo de letras predominam?
- Qual é a manchete?
- Há presença de fotos?Alguma se destaca?Há relação com a manchete?Há legendas? Qual a extensão do texto?
- Observe os títulos das matérias(chamadas).Quais as informações que constam nas chamadas?
- Escolha uma chamada e localize a notícia no interior do jornal.Compare: o título é o mesmo?Quais as diferenças entre eles?Na sua opinião, por que há/não há diferença?
- Conclua: para que serve a primeira página do jornal?
Cada grupo deverá construir um jornal e apresentá-lo em sala de aula,
Orientações:
- Escolher um nome para o jornal e construir o cabeçalho;
- Escolher a manchete;
- Escolher uma ilustração;
- Definir quais seções constarão no jornal;
- Elaborar matérias;
- Elaborar a primeira página.
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Parlendas em sala de aula.
Atividades ministradas pela professora Mauricéia Vieira no curso de Alfabetização e letramento.
Parlendas
Parlendas
Parlendas sâo textos que fazem parte da tradição oral e das brincadeiras das crianças.Elas exploram o ritmo, a sonoridade, as rimas,por isso, agradam muito as crianças em fase de alfabetização.O trabalho com parlendas permite que as crianças leiam antes de terem aprendido a decodificar. Como exploram o non sense, permitem trabalhar atividades importantes para a aquisição do sistema de escrita de forma lúdica.Para isso, certas condições precisam estar garantidas.É interessante criar situações em que os alunos leiam ,recitem ou declamem em público, aprendendo qual a melhor entonação e o ritmo que devem darem ao texto que será apresentado.Além de tudo isso, o reperório de textos memorizados pode enriquecer o universo cultural dos alunos.
Alguns encaminhamentos metodológicos
- Leitura pelo professor, explorando o ritmo e a sonoridade,
- Memorização do texto,
- Leitura pelo alunos, ajustando o oral ao escrito. Durante a leitura pedir que os alunos apontem onde está determinada palavra.
Para a aprendizagem do sistema de escrita:
Entregar o texto fatiado em frases, em palavras e em letras.o texto fatiado permite explorar a noção de palavra,convenções da escrita como o espaçamento,rimas, sílabas iniciais e sílabas finais,etc.o professor poderá ainda sugerir que produzam textos com as palavras da parlenda, produzir outras parlendas, confeccionar um livro de parlendas preferidas.
Quebra cabeça de parlenda
Prepare o material para cada dupla:
uma parlenda recortada( em versos, palavras ou letras)coloque em um envelope.
Planeje as duplas previamente para antecipar os desafios a serem propostos.Faça a proposta para as duplas, informando que se trata de uma parlenda conhecida
recupere oralmente a parlenda cujas letras,versos ou palavras encontrarão no envelope.
Explique que cada dupla receberá um envelope com a parlenda escolhida e deverá montá- la
Não pode sobrar nem faltar partes,o texto montado tem que ter sentido.
Distribua os envelopes.
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Reportagem : Pequenos artistas
Ronaldo Nunes . Com reportagem de Elisa Meirelles,
Pablo Assolini e Rita Trevisan
Pablo Assolini e Rita Trevisan
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWSA8vKapvOCGbcKNiLDVXivK4dujOFIDkCRyOvfOp6J05ecGcx6_qi-ab6NurX-F98cokgXm5jTV11XJBfx592bAT_6jOf7OmYcZsFehNselYM_OcC7rXOB8Q6nZXIel1DzcjDhT0F5k/s1600/cute-colors33.gif)
Além disso, os personagens escolhidos nem sempre são familiares a todos. Muitos desenhos representam mais a visão que o adulto tem dos interesses infantis do que o universo em que a meninada vive.
Em vez de pendurar em murais e varais exclusivamente as produções dos adultos, é mais interessante usá-los como espaço de reversibilidade, capaz de abrigar diferentes produções dos pequenos ao longo do ano, de acordo com o plano de trabalho desenvolvido pelo professor.
Com isso, eles se veem naquele espaço, se identificam com o ambiente e podem perceber e comentar as semelhanças e diferenças entre seus trabalhos e os dos colegas.
Ao participar do local em que passam boa parte do dia, os alunos entendem que a escola se interessa pelo aprendizado e valoriza o esforço de cada um. É uma ótima maneira de dar aos pequenos um ambiente familiar, em que se sintam, de fato, acolhidos e prestigiados.
Assinar:
Postagens (Atom)