Sugestões de atividades
ludicas
- Realizar
o traçado da letra em estudo legível
pausadamente e por diversas vezes, da letra grande, na lousa.
- Acompanhar
o traçado sobre cordas, riscos no chão...
- Treinar
a grafia da letra reproduzindo os
movimentos pausadamente, na lousa e se possível com uma musica sobre a vogal.
- Tatear a letra feita de EVA.
- Modelar
alimentos ou objetos com a letra em estudo.
- Identificar
palavras que comecem ou terminem com o mesmo som da letra estudada.
- Colar figuras cujos nomes comecem com a vogal
(ou letra) em estudo.
- Bater
palmas quando ouvirem palavras com a letra em estudo.
- O professor diz várias palavras e quando
ouvirem palavras com a letra em estudos os alunos devem bater palmas,
- Colocar
em cartaz ou painel algumas figuras cujos nomes comecem com a letra estudada;
- Trazer
de casa gravuras cujos nomes comecem com a letra, apresentar a gravura para que
digam qual a letra inicial.
- Pesquisar nomes
próprios e comuns que iniciam com a letra em estudo.
- Fazer
desenho de coisas que comecem com o som da letra em estudo.
- Traçar
a letra em estudo no caderno .
- Pedir
para que tragam um objeto , montar o CANTINHO Da letra em estudo.
- Fixar
no peito das crianças um cartaz com uma letra. Elas se misturam - no centro da
sala e ao sinal do professor elas se
reúnem com a mesma letra.
- Caixa
surpresa com objetos ou figura de coisas que comecem com o som da letra
estudada.
- Colocar várias figuras na caixa e dentre elas
algumas que começam com a letra estudada. Pedir à criança que ao pegar a figura
diga se ela começa ou não com o som da letra pretendida.( variação: quando a
prof. Pegar uma figura com o som da letra estudada os alunos batem uma palma)
- Caça Objetos
:esconder objetos que começam com a letra em estudo em vários pontos da sala ou
pátio, as crianças deverão procurar por um minuto .Vence quem pegar mais
objetos corretamente;
- Colocar
várias letras em EVA numa caixa e pedir para que encontrem a letra em estudo;
- Boliche
de numerais ou letras; Juntar
garrafas pet sem tampa espalhar várias tampinhas desafiando a criança com
perguntas como:
- Quantas tampas tenho que pegar para
fechar essas( ex;três) garrafas. Deixar que peguem quantas acharem que é o
correto.
- Pegar algumas tampas e perguntar: É esta
a quantidade certa? Está sobrando alguma tampinha? Está faltando alguma?
(trabalhar com o número desejado).
- Brincadeira
ALTO/BAIXO
: fazer um círculo e pedir para que fiquem no meio, toda vez que você disser
alto, eles devem ficar de pé. Quando disser baixo, eles devem se abaixar;
- Jogo do
absurdo :uma criança fica do lado de fora da sala e outra
faz uma mudança absurda no espaço físico ou no vestuário a criança que estava
fora da sala devera dizer qual foi a mudança realizada;
- Grosso/
fino: passear pela escola à procura de objetos grossos e
finos.
- COR: Dia da Cor Vermelha... enfeitar a sala
com a cor trabalhada( balão,papel,) deixar que venham de casa com algum detalhe
vermelho em si.
- Brincar de formar grupos da mesma cor: distribua
fitas coloridas para que formem grupos
com os que estão com a mesma cor de
fita. Deixe que os grupos tenham quantidade variada e deixe um grupo que tenha
a quantidade nenhum .Pergunte aos alunos a cor do seu grupo quantas crianças
fazem parte do grupo da cor...
- Picar
pedacinhos de papel e jogar para cima, fazendo chuvinha;
- Rasgar
tiras de papel;
- Música
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5wv0YFRncIuogGegMYItHoWkq3b08Ttpq09Lq38m4mF0GM4rdpyl8rXlASaMQN4qQC7rj8Vh1fKGtayJjraZ_0DcHyKqW-lQX8yq3WKJmUzGaO1Neie4TTyU72_9Rr_YIPJMbEQeAgwg/s1600/BonecasPalitos(31).gif)
- Cantar músicas infantis que explorem as diversas
partes do corpo;
- Boneca de lata;
- Fui no mercado ( casa do Zé)
- Chefinho mandou;(Xuxa)
- Cinco
sentidos:
Passear pelo
pátio para que os alunos percebam o quanto as percepções são importantes.
Ouvir diferentes sons;
Sentir a textura dos troncos das
árvores, das paredes, da areia;
Identificar pela visão: detalhes da
escola, da natureza.
Brincar
com mimicas para que as crianças
observem a linguagem do corpo,que é percebida principalmente pela visão;
Visualizar obras de artes ,fotos
vídeos...
Identificar pela visão: detalhes da
escola, da natureza..
Fazer mágica:
cobrir, com um pano, vários objetos retirar um dos objetos para que percebam
qual objeto sumiu.
Audição:
Ouvir sons de diferentes objetos;
Reconhecer a voz de um amigo de olhos
vendados;
Confeccionar telefone, utilizando copos
plásticos e barbante;
Andar em direção a um som ( palmas);
Movimentar se ao ritmo de sons.
Olfato:
Com os olhos vendados a criança deverá
reconhecer um alimento ou liquido pelo cheiro.
Paladar:
De olhos vendados identificar o sabor de
diferentes alimentos...( salgado,doce,margo azedo);
Manipular objetos de diferentes texturas;
Tatear objetos com os olhos vendados e
dizer o que é.
Jogos
Corrida das garrafas:
Encher duas garrafas pet com água.
Desenhar uma linha no chão que será a saída outra que será a chegada. Entregar
uma garrafa para cada criança. Ao apitar, os alunos devem rolar as garrafas. A
criança que rolar mais rapidamente a garrafa de maneira a ultrapassar a linha
de chegada primeiro, vence.
Desenhar traçados no chão e brincar de
segui-los de várias maneiras: na ponta dos pés ,andando, correndo com as mãos
na cabeça, de braços abertos, com um pé só...
Estou vendo uma coisa
Desenvolvimento da Atividade:
A professora dirá, por exemplo: "Estou vendo uma
coisa vermelha".
Cada criança mostrará um objeto que
tenha a cor designada.
Variações:
Ao invés da cor, poderá ser informada a
Forma, a Inicial do nome, a Primeira letra, o Material de qual é feito.
Poderá ser dito, por exemplo: "Vejo
uma coisa de ferro", ou "Vejo uma coisa que começa com a letra
B".
Abrir e fechar
Duas garrafas pet com tampas. Ao sinal
do primeiro aluno de cada fileira deverá abrir a garrafa e passar para o
companheiro de trás este deverá fechar a garrafa, assim sucessivamente.
Dança do jornal
Formação: Alunos dispostos em pares
Material: folha de jornal, aparelho de
som, CD ou fita cassete.
Desenvolvimento: A um sinal do
professor, deverão dançar (se movimentar) ao som de uma música sobre uma folha
de jornal sem rasgá-la ou sair fora dela. Os pares que saírem ou rasgarem a
folha de jornal vão saindo da brincadeira.
Os vencedores são os pares que não
saírem de cima do papel nem rasgarem a folha do jornal.
Pode-se alternar a brincadeira,
alternando entre diferentes ritmos musicais, mais rápidos, mais lentos, que
exijam a execução de passos específicos etc.
Sala do Professor
CME Boa Esperança 2014
Professora: Maria de
Lourdes Mazini