Plano de aula: Festa
junina
Objetivos
• Identificar Costumes e tradições.
• Reconhecer cores.
• Desenvolver percepções visuais e auditivas.
• Ampliar vocabulário.
• Identificar Costumes e tradições.
• Reconhecer cores.
• Desenvolver percepções visuais e auditivas.
• Ampliar vocabulário.
Estabelecer
diferenças entre o que há no campo e na cidade.
Conteúdos
ü Música;
ü Modelagem com massinha;
ü Recorte e colagem;
ü Decoração da sala;
ü Comidas típicas;
ü Brincadeiras juninas( corrida do saci, argola,boliche);
ü Dança junina;
ü Cineminha com
pipoca – filme Chico Bento;
ü Desenho;
ü Campo e cidade;
ü Escrita do nome;
ü Vestuário junino;
ü Escrita espontânea.
Segunda- feira
1.
Rotina:
·
Agenda do dia;
·
Como está o tempo?
·
Quantos somos
·
Calendário;
2.
Música:
É noite de São João
© Que
sentimento essa música desperta em você?
3.
Conhecimento
prévio.
ü Roda de conversa
para levantamento de conhecimento prévio sobre Festa Junina.
•
Questionar as crianças sobre:
© Você
já participou de uma Festa Junina?
© Como
elas são?
© Que
tipo de alimentos encontramos nessa festa?
© Em
que mês ela acontece?
4.
Modelagem com massinha: alimento típico
de Festa Junina.
5.
Escrever como souber o nome do alimento.
6.
Informática.
Terça feira
1. Rotina
• Agenda do dia;
• Como está o tempo?
• Quantos somos
• Calendário;
3. Ensaio: Sai preguiça
4-
Pesquisa:
Ampliando conhecimentos -origem das festa juninas. (http://www.smartkids.com.br/especiais/festa-junina.html)
5-
. Música: cantar
pequenas canções adaptando para que as crianças possam colocar seu próprio nome no lugar dos personagens.
Adaptação
da música: Pedro, Antônio e João
Com a filha de André
Matheus ia se casar
Mas Túlio fugiu com a Lais
na hora de ir pro
altar.
(Trocar
os nomes dos alunos para que todos sejam personagens da canção)
6
- Registro – lista de brincadeiras juninas
Quarta
feira
1.
Rotina
·
Agenda do dia;
·
Como está o tempo?
·
Quantos somos
·
Calendário;
2.
Parque.
3.
Quadra:
Ensaio – Sai preguiça
4.
Corrida do saci
Os competidores ficam lado a lado, voltados para a linha de chegada. Ao
apito do juiz, todos devem sair pulando em um pé só. Quem trocar de pé no meio
do caminho é desclassificado.
Quinta
– feira
1. Rotina:
• Agenda do dia;
• Como está o tempo?
• Quantos somos
• Calendário;
© Ensaio:Sai preguiça
2 . Cantar a música:
3- Texto fatiado
ü Com
o auxílio da professora, após ter cantado a música várias vezes, cortar e
montar o texto novamente.
4- Preparar momento de leitura para
que o aluno que desejar leia, ainda que não de forma convencional, o texto
trabalhado.
Sexta – feira
1. Rotina:
• Agenda
do dia;
• Como
está o tempo?
• Quantos
somos
• Calendário;
2. Ensaio
para apresentação :
3- Conversa:
Como
as pessoas se vestem para as festas juninas?
4- . Atividade:
Segunda –feira
1.
Rotina:
·
Agenda do dia;
·
Como está o tempo?
·
Quantos somos
·
Calendário;
2.
Vídeo:
Na roça é diferente - https://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0
3.
Conversa:
ü Diferença
do campo e da cidade( fala, em algumas regiões,utensílios domésticos...)
ü valorizar
o trabalho das pessoas que trabalham no campo.
4.
Desenho
livre: desenhar
como é a vida no campo.
5.
Informática.
Terça
– feira
1.
Rotina:
·
Agenda do dia;
·
Como está o tempo?
·
Quantos somos?
·
Calendário;
2-
Conversa:
ü Quem
já viu um espantalho?
ü Como
é feito?
ü Onde
é colocado?
ü Para
que ele é usado?
3-Leitura:
texto informativo
“Cândido Portinari”
Cândido Portinari nasceu em Brodósqui, interior de São Paulo, em 1903.
Seus pais eram italianos e vieram para o Brasil esperando melhorar de vida. O
primeiro emprego que conseguiram foi numa lavoura de café.
Sua infância de menino do interior foi bastante simples, mas feliz e
cheia de recordações. Gostava de jogar futebol, nadar nos rios da redondeza,
brincar com pião, brincar de pular cela, balanço, enfim, brincava muito
nas ruas de Brodósqui. Essas lembranças lhe renderam obras maravilhosas sobre as
brincadeiras infantis.
Desde pequeno desenhava e por isso os colegas lhe pediam que ilustrasse
seus cadernos, trabalhos e cartazes. Aos 9 anos trabalhou como ajudante de
pintores italianos, na decoração da igreja de Brodósqui.
Portinari se alegrava muito quando montavam circo em Brodósqui. A cidade
toda ficava alegre e movimentada. A banda de música era outra atração, pois
tocava nas festas e no coreto da praça nos finais de semana. Seu pai, o
sr. Batista era um dos músicos.
Como todas as crianças, Cândinho, como era chamado, sentia alguns medos.
Nas plantações via muitos espantalhos e, à noite, tinha pesadelos. Mais tarde
fez várias obras mostrando espantalhos.
- Apresentar algumas obras para que as crianças apreciem.
2.
Atividades
ü Recortar
e montar o espantalho.
ü Dar
um nome a ele (escrita espontânea)