Decoração da porta da minha sala de aula.
terça-feira, 22 de novembro de 2016
terça-feira, 8 de novembro de 2016
Plano Cantigas
Infantis
Conteúdos
Ø
O eu, o outro e o nós
ü Jogo
de regra
ü Conviver;
ü Brincar e desenvolver trabalho em
grupo;
ü Ter iniciativa e buscar soluções
para conflitos;
ü Gráficos das
preferências
Ø Corpo, gestos e movimentos -Cantigas
ritmadas;
Ø Escuta, fala, pensamento e imaginação
ü Linguagem
oral;
ü Conversa
em grupo;
ü Brincadeiras
com as palavras (cantigas)
ü Desenvolver
comportamento leitor
ü Hipóteses
para a escrita;
Ø Traços, sons, formas e imagens
ü Brincadeiras
espontâneas;
ü Desenho
livre ;
ü Confecção
de murais;
Ø Espaços, tempos , quantidades, relações e
transformações
ü Situar –
se no tempo,;
ü Conceitos
de quantidade, tamanho, intensidade e posição;
ü Registros
numéricos.
ü Pesquisa
e observação;
Objetivos
ü Desenvolver um comportamento
leitor, valorizando diferentes gêneros textuais;
ü Formular
hipóteses sobre o assunto abordado;
ü Ampliar o
conhecimento das crianças ouvindo, cantando cantigas de roda .
ü Apreciar e se
apropriar das cantigas.
ü Colaborar,
respeitar as regras da brincadeira.
ü Manifestar
oralmente sentimentos, opiniões de forma clara relativos as brincadeiras
vivenciadas.
ü Cantar as
canções, seguindo o ritmo e melodia.
ü Realizar com
desenvoltura os movimentos da coreografia das cantigas de roda trabalhadas.
Segunda-feira,07/11/2016
1. Rotina
© Agenda
do dia;
© Quantos
somos?
© Calendário;
2.
Música: Gente tem sobrenome - Toquinho
3. Conversa
·
Você,
gosta de seu nome? Se não,como gostaria de se chamar?
4.
Atividade
xerocada
Terça-feira,08/11/2016
2. Rotina
© Agenda
do dia;
© Quantos
somos?
© Calendário;
3.
Caixa
surpresa: com palavras relacionadas as cantigas.
Após levantarem
hipóteses, retirar as palavras e pedir para que tentem ler.
4. Vivenciando
Brincadeira
de roda :
a canoa virou – cada criança individualmente ao ouvir seu nome entrara na roda
com seu crachá e mostrara seu nome aos amigos.
. 4. Conversa
© Que
tipo de música é essa que cantamos?
© Porque
elas são chamadas de cantigas de roda?
© Vocês
gostam desse tipo de canção?
© Você
conhece alguma cantiga que não cantamos? Cante-a para a turma.
5-
Explorar:
ü Na
música o que indica a palavra peixinho?
ü E
se fosse um peixe grande como diríamos que ele é?
6. Atividade xerocada – complete a música.
Quarta-feira,09/11/2016
1. Rotina
© Agenda
do dia;
© Compara
o está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário;
2. Parquinho.
3.
Quadra:Escravos de Jó- brincadeira de roda
Quinta – feira,10/11/2016
1. Rotina
© Agenda
do dia;
© Como
está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário;
2. Cantar – versão A canoa virou.
3. Conversa
4. Fazer
autorretrato,
escrever seu nome.
5. Atividade
xerocada.
6. Montar
painel
e cada aluno individualmente ira
escolher o numeral correspondente ao número de letras e colar ao lado.
Sexta-feira,11/11/2016
1- Rotina
© Agenda
do dia;
© Quantos
somos?
© Calendário;
2. Cantiga de ninar: Nana Nenê
3.
Conversa:
ü Quando
costumamos cantar essa canção?
ü O que você sabia fazer quando
bebê.
ü O que sabe fazer sozinho.
4.
Discussão:
ü O que
fazemos de noite e o que fazemos de dia?
ü Quem
ilumina a nossa casa pela manhã?
ü Como é
o dia e como é a noite?
ü Porque
que em alguns lugares do mundo é dia e em outros é noite?
ü Demonstrar para eles como
acontece realmente o movimento de rotação da terra usando o globo terrestre e a
lanterna
5.
Atividade:
ü Pesquisar com a
turma quem prefere o dia e quem prefere a noite e por quê?
ü Para registro do
dia e da noite , as crianças irão representar, com desenho, os alunos irão fazer o céu de dia e o céu a noite.
6.
Gráfico.Representar o
dia e a noite usando os desenhos feitos
pelas crianças.
Segunda-feira,14/11/2016
Recesso
Terça –
feira,15/11/2016
Feriado
Quarta-feira,16/11/2016
1-
Rotina
ü Agenda
do dia;
ü Com está o tempo?
ü Quantos
somos?
ü Calendário;
1-
Parquinho
2- Quadra:
Brincadeira de roda – Viuvinha
Pular corda.
Quinta-feira,17/11/2016
1- Rotina
© Agenda
do dia;
© Quantos
somos?
© Calendário;
2. Vídeo:Cocoricó – A Metamorfose da
Borboleta
3. Escrever
a letra da cantiga no quadro e
cantar várias vezes junto com os alunos,
sempre chamando a atenção para a escrita.
4. Trabalhar
com o alfabeto móvel.
5. Utilizar
o alfabeto móvel para escrever algumas palavras do cartaz/música
6. Atividadade xerocada.
7. Lembrancinha:Borboleta
com sulfite no palito
Sexta - feira,18/11/2016
1- Rotina
© Agenda
do dia;
© Como
está o tempo?
© Quantos
somos?
© Calendário;
2. Vídeo : www.youtube.com/watch?v=28iW_O5qWfU
Borboletinha
ta na cozinha.
3.
Conversa
4. Receita e degustação
Uma criança deverá se vestir de borboletinha com
asas e anteninhas...em seguida
preparar uma receita de batida de chocolate.
Segunda-feira,21/11/2016
1-
Rotina
©
Agenda
do dia;
© Quantos
somos?
© Calendário;
2-
Cantiga: A história do macaco
3- Discussão - O que é
mais importante: o que a pessoa tem ( roupas, brinquedos, carros, dinheiro...)
ou que a pessoa é (amiga ,educada ,gentil ,companheira )?
4- Dramatizar situações ou conflitos onde devemos usar as palavras mágicas.
ü
Como devemos nos comportar na igreja, casa de
oração?
ü
Ao chegar na escola;
ü
Quando chegar atrasado;
ü
Ao esbarrar no coleguinha;
ü
Quando quiser passar e o coleguinha estiver na
frente.
5- Montar painel com as
palavras mágica.
6- Atividade xerocada.
Terça-feira,22/11/2016
ü Rotina
ü Agenda
do dia;
ü Quantos
somos?
ü Calendário.
1-
Vivenciando: Música
:Dirigindo meu carro – Xuxa
2-
Brincar livremente pela sala, como se dirigisse,
fazendo os movimentos e sons que a música sugere.
3-
Conversa:
ü O
que sabem sobre o transito e suas
regras;
©
O que devem saber:
:
Ø Na
nossa cidade não temos semáforo.
Ø que
devemos atravessar na faixa, e mesmo na faixa devemos olhar para os dois
lados...
Ø devemos
usar cinto de segurança;
Ø devemos
sair do carro pelo lado da calçada;
Ø não
devemos por as mãos nem a cabeça para fora do carro.
Quarta – feira ,23/11/2016
1. Rotina
© Agenda
do dia;
© Quantos
somos?
© Calendário
2. Parquinho
3. Quadra:
Jogo do trânsito: confeccionar bandeirinhas verde e vermelha
Levar as
crianças para a quadra e quando a professora mostrar a bandeira verde às
crianças pode andar livremente, quando mostrar a verde todos devem parar no
lugar.Quem se movimentar sai do jogo.
Quinta-feira,24/11/2016
ü Rotina
© Agenda
do dia;
© Quantos
somos?
© Calendário
1- Vivenciando
corre cotia
2-
Quantas pessoas fazem parte da sua família?
ü Conversa:Conte um pouquinho sobre sua
família.
ü As famílias são diferentes umas
das outras mas todas são muito importantes.Mesmo que haja conflito no dia a
dia, existe uma ligação de amor entre todos.
3-
Atividade: dobradura da casa.
Sexta-feira,25/11/2016
1- Rotina
© Agenda do dia;
© Quantos somos?
© Calendário
ü Cantiga de roda : O sapo não lava o pé
2. Situações problema.
a) Qual é a cantiga preferida de nossa turma?
b) Quantos votos ela recebeu?
c) Qual foi a cantiga menos votada?
d) Quantos votos ela recebeu?
e) Quais cantigas receberam a mesma quantidade de
votos?
f) Em qual cantiga você votou? Por quê?
3-Gráfico:distribuir uma folha de papel
quadriculada para cada aluno.
Fazer na
lousa a tabela, com a ajuda dos alunos, colorir as colunas de acordo com a
quantidade de votos que cada cantiga recebeu para que cada um faça em seu
gráfico Utilizar cores diferentes para cada coluna.
Assinar:
Postagens (Atom)