Tempo
de duração duas semanas.
Conteúdos
ü Numerais
e quantidade;
ü Cores;
ü Texto
informativo;
ü Pesquisa
e observação;
ü Leitura
e escrita;
ü Receita
: espetinho de fruta
ü Dramatização;
ü Gráficos
das preferências
ü Recorte e colagem de alimentos variados;
ü Releitura de obra;
ü Desenho livre e dirigido;
ü Modelagem
de alimento.
Objetivos:
ü Identificar
alimentos saudáveis e não saudáveis;
ü Adquirir
hábitos para uma boa alimentação.
ü Compartilhar
informações;
ü Observar
e comparar sementes de diferentes
frutas;
ü Conhecer
alguns gêneros textuais;
ü Construir
conhecimentos envolvendo a pratica da observação e registros;
ü Associar
número a quantidade.
Segunda
feira
1.
Rotina:
·
Agenda do dia;
·
Como está o tempo?
·
Quantos somos
·
Calendário;
2.
Distribuir livros com imagens de
alimentos nas mesas para aguçar a
curiosidade e motivar o assunto.
3.
Música:
Sopa do neném
© Que
sentimento essa música desperta em você?
4.
Roda de
conversa
•
Questionar as crianças sobre:
© Seu
alimento preferido?
© De
onde vem seu alimento preferido ( origem animal, vegetal ou mineral)
© Qual
a importância dos alimentos para nossa saúde?
5.
Listar alimentos
no quadro;
6.
Desenho e
escrita do
alimento preferido.
8.
Informática.
Terça
feira
1. Rotina:
• Agenda do dia;
• Como está o tempo?
• Quantos somos
• Calendário;
2- Leitura:
A cesta da dona Maricota”.
https://www.youtube.com/watch?v=gU7Fglss6y0
3.Escrever o nome dos alimentos que há na cesta da
D. Maricota com a ajuda das crianças.
Atividade
4. Montar painel de sementes.
5. Decorar versinho.
6. Vídeo
Quarta
feira
1. Rotina:
• Agenda do dia;
• Como está o tempo?
• Quantos somos
• Calendário;
2.
Parquinho:
3. Quadra: Confeccionar chocalhos com
sementes de alimentos (uva,laranja...)
4- Para casa
Quinta
– feira
1. Rotina:
• Agenda do dia;
• Como está o tempo?
• Quantos somos
• Calendário;
2 . Ampliando conhecimentos
Apresentar a imagem da obra “vendedor de frutas” de Tarsila do
Amaral.
3- Conversa . destacar
pontos como:
© O
que ele está fazendo?
© Onde
será que ele está indo?
© Que
frutas ele esta levando?
© Onde
ele esta( no mar,no barco)?
© Que
cores a artista usou?
4- Fazer a releitura da obra.
Imagem fonte: http://ninaeduc.blogspot.com.br/2011/05/artes.html
Sexta – feira
1. Rotina:
• Agenda
do dia;
• Como
está o tempo?
• Quantos
somos
• Calendário;
2. Video: a
galinha ruiva
3. Manipular
as frutas
e explorar as cores, formas, e tamanhos cheiro.
5.
Conversa:
"Como
é o sabor da mistura dessas frutas?"
"É
adocicado ou azedo?"
"É
suave ou forte?"
"E
na mistura, qual sabor você sente mais?"
6.
Desenho: Representar com desenho você preparando seu
espetinho de frutas.
7.
Dia do brinquedo
Terça –feira
1.
Rotina:
·
Agenda do dia;
·
Como está o tempo?
·
Quantos somos
·
Calendário;
2.
Vídeo: hora da refeição – Patati/
Patata.
3.
Conversa:
Qual
é o produto?
O que você sabe sobre ele?
Onde
está o nome do produto?
Quais
outras informações devem estar escritas?
A embalagenm apresenta números?
4.
Ilustrar a lista usando rótulos
Podemos comer sempre
|
Podemos comer só as vezes
|
Melancia
|
5.
Vídeo
Segunda–
feira
1. Rotina:
·
Agenda do dia;
·
Como está o tempo?
·
Quantos somos?
·
Calendário;
2. Conversa:
Na
sua casa costuma-se comer frutas? Quais?
Que fruta vocês mais gostam?
De que maneira você consome as
frutas: cruas; na forma de sucos, de doces, de geleias; em bolos; pães?
Com que frequência você come
frutas: todos os dias, uma vez por semana...?
Quem sabe quais são as frutas da
região onde moramos? Ela fica em que
Estado? Qual é mesmo o país que moramos?
3.
Atividades
4. Pintura dos fantoches
para dramatização.
5. Decorar
versinho para a dramatização
Quarta- feira
1. Rotina:
ü Agenda do dia;
ü Como está o
tempo?
ü Quantos somos
ü Calendário;
2.
Parquinho.
3. Brincadeira
4. Decorar
versinho
Quinta –
feira
1.
Rotina:
ü
Agenda
do dia;
ü
Como
está o tempo?
ü
Quantos
somos
ü
Calendário;
2. Jogo
da uva.
3. Confeccionar Jogo da memória:
Fazer a pintura dos legumes, verduras e hortaliças que havia dentro
da cesta da Dona Maricota.
Sexta-feira
1. Rotina:
ü Agenda do dia;
ü Como está o
tempo?
ü Quantos somos
ü Calendário;
1. Conversa:
cardápio
do dia
2. Lembrancinha:
jogo
da memória
3. Dramatização:
As frutas
e Legumes
Eu sou a
Laranja
Meu caldo
faz bem,
É doce e
gostoso
E
vitaminas contém!
Eu sou a
Banana
E bem
madurinha
A todos
agrado,
Pois sou
gostosinha!
Eu sou a
Maçã
Vermelha e
cheirosa
Minha
casca tem ferro
E a polpa
é gostosa!
Eu sou a
Uvinha
Num cacho
aninhada
Rosada ou
branquinha,
Sou muito
apreciada!
Eu sou o
Alface
Tão fresca
e verdinha,
Trazendo
saúde
Em cada
folhinha!
Eu sou o
Milho
Bem verde
e dourado
Assim que
apareço
Já sou
procurado!