Plano de aula
Brincadeiras e cantigas de contar.
ü OBJETIVOS
:
·
Conhecer parlendas que envolvem
contagem;
·
Contar de forma sequenciada números de 1
a 10;
·
Ler e escrever números até 10;
·
Reconhecer quantidade até 10
·
Desenvolver linguagem oral com base em cantigas;
·
Conhecer brincadeiras populares através
das parlendas.
·
Avançar no processo de leitura e escrita
através do uso de parlendas.
ü CONTEÚDOS:
·
Rimas;
·
Gênero textual: parlenda
·
Motricidade fina e ampla;
·
Desenho
·
Dobradura;
·
Pintura;
·
Colagem;
·
Noção de limite na folha;
·
Música e ritmo;
·
Socialização;
·
Contagem;
·
Cores;
·
Formas geométricas (quadrado,triangulo);
·
Noção de conjunto;
·
Linguagem oral;
·
Número e quantidade.
Segunda – feira,15/08/16
1. Rotina
·
Agenda do dia;
·
Como está o tempo?
·
Quantos somos?
·
Calendário;
2. Distribuir
livros com várias parlendas e cantigas para que as crianças manuseiem;
3. Conversa: quem sabe o que é uma parlenda?
Vamos
recitar algumas?
O
que podemos aprender com as parlendas?
Vocês
conhecem alguma parlenda que fale sobre os numerais?
Vamos
recitá-la?
E
as cantigas, o que são?
Vocês
conhecem alguma?
Vamos
cantá-la?
4. O que devem saber:
·
parlendas são versos infantis com rimas,
criados para as mais diferentes finalidades, entre elas divertir, acalmar,
ajudar a decorar números ou escolher quem deve iniciar uma brincadeira.
·
Cantigas
de Roda são um tipo de canção popular, que
faz parte do folclore brasileiro. Elas também podem ser chamadas de
cirandas,
Há
algumas características que elas têm em comum, como por exemplo a letra. Além
de ser uma letra simples de memorizar, tem rimas, repetições e trocadilhos, o
que faz da música uma brincadeira. Muitas vezes fala da vida dos animais
·
Recitar
a música,os indiozinhos, usando as luvas.
5. Discutir:
·
Que palavra se repete várias
vezes?Quantas vezes ela se repete?
·
Quantas linhas há nesta cantiga?
·
Qual a primeira linha da cantiga?
·
Onde está a última linha?
6. Desenho:
Represente
a quantidade de indiozinhos correspondentes a cada verso com desenhos.
7. Dia do brinquedo.
Terça– feira 16/08/2016
1. Rotina
·
Agenda do dia;
·
Como está o tempo?
·
Quantos somos?
·
Calendário.
2. Relembrar
a CANTIGA trabalhada, fazer leitura coletiva do cartaz.
3. Conversa: Explorar a leitura e a escrita dos números
da cantiga;
·
Quem vem antes?
·
Quem vem depois ?
·
Qual é o maior número e o menor número?
·
Qual é o número que representa a sua
idade?
·
Na parlenda aparece o número que
representa o dia de hoje?
4. Pintura .Pinte somente os números que
aparecem na Cantiga .
5. Folclore - saci.
Desenhar
o saci, a partir do gorro, e completar desenhando a floresta.
Quarta – feira 17/08/2016
1. Rotina
§ Agenda
do dia;
§ Como
está o tempo?
§ Quantos
somos?
§ Calendário;
2. Parquinho;
3. Quadra;
4.
Brincadeiras:
§ Galinha choca - ovo choco
§ A galinha do vizinho
A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho.
Bota um, bota dois, bota três, Bota quatro, bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito, bota nove,
Bota dez!
ORGANIZAÇÃO Em roda.
COMO BRINCAR As crianças cantam a música e ao chegar ao número dez dão um pulo e se agacham.
A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho.
Bota um, bota dois, bota três, Bota quatro, bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito, bota nove,
Bota dez!
ORGANIZAÇÃO Em roda.
COMO BRINCAR As crianças cantam a música e ao chegar ao número dez dão um pulo e se agacham.
Quinta – feira ,18/08/2016
1. Rotina
§ Agenda
do dia;
§ Como
está o tempo?
§ Quantos
somos?
§ Calendário;
2. Música a "dona
aranha
3. Dramatizar movimentando o corpo como indica na
cantiga
4. Conversa:
·
qual número de pernas, cor, onde vive,
do que se alimenta?
5. Analizar a
escrita da palavra aranha,registrar com alfabeto móvel.
6. Atividade xerocada
Sexta – feira,19/08/2016
1. Rotina
·
Agenda do dia;
·
Como está o tempo?
·
Quantos somos?
·
Calendário;
2. Recitar a parlenda
A
CASINHA DA VOVÓ
CERCADINHA
DE CIPÓ.
O
CAFÉ ESTÁ DEMORANDO
COM
CERTEZA NÃO TEM PÓ
3. Exploração oral da parlenda :
De quem é a casinha?
Como é a casinha?
Por que o café está demorando?
Há
palavras que rimam? Quais?
O
texto é grande?
Qualquer
pessoa pode recitar essa parlenda?
Esse
tipo de texto existe há muito tempo?
4. Usando
formas geométricas montar a casinha da vovó.
Segunda
– feira, 22/08/201
1- Rotina
Agenda
do dia;
Como
está o tempo?
Quantos
somos?
Calendário;
2- Conversa:
·
Você já ouviu falar sobre a Iara?
3- Colagem divertida
·
Recortar a metade de cima do corpo de
uma mulher de revistas
·
Usando recorte de revista e a calda
xerocada e colorida, montar a personagem Iara.
3. Forca
com
palavras relacionadas as parlendas e
cantigas trabalhadas.
Terça-feira,23/08/2016
1- Rotina
·
Agenda do dia;
·
Como está o tempo?
·
Quantos somos?
·
Calendário;
2- Apresentar várias imagens de brincadeiras de roda:
O que vocês estão vendo em cada imagem
apresentada?
-
Qual das imagens é pintura e fotografia?
-
O que vocês veem nas imagens além das pessoas?
-
Do que as pessoas estão brincando?
-
Só meninas participam da brincadeiras ou meninos também?
-
Vocês gostam desse tipo de brincadeira?
-
Vocês costumam realizar este tipo de brincadeira em suas casas? E aqui na
escola, vocês brincam de roda?
3- Escolher os personagens, para a brincadeira de roda,
através da parlenda
Uni,
duni,tê
Uni,
duni, tê,
Salamê,
mingüê,
Um
sorvete colorê,
O
escolhido foi você!
4- Vivenciar a brincadeira de roda Terezinha de Jesus.
5- Bingo com figuras de parlendas cantigas trabalhadas em sala.
BOTE
|
PEIXE
|
SORVETE
|
BRUXA
|
REI
|
CARANGUEJO
|
Quarta– feira,24/08/2016
1- Rotina
Agenda
do dia;
Como
está o tempo?
Quantos
somos?
Calendário;
2- Parque
3- Quadra
Brincadeira:
corrida
do Saci
Quinta – feira
25/08/2016
1. Rotina
·
Agenda do dia;
·
Como está o tempo?
·
Quantos somos?
·
Calendário;
2. Leitura
coletiva do cartaz – hoje é domingo
3. Conversa: palavras que rimam:
·
evidenciá-las
·
que outras palavras poderíamos usar para
rimar com a palavra ?
4. Atividades xerocada
Sexta –
feira,26/08/156
1. Rotina
·
Agenda do dia;
·
Como está o tempo?
·
Quantos somos?
·
Calendário;
2. Caixa surpresa com objetos referentes
a nomes de cantigas trabalhadas.
4- Conversa:
© existem
brincadeiras que podemos brincar, mas que não necessitam de comprar nenhum
brinquedo?
© Falar
sobre as brincadeiras de minha infância.
5- Vivenciando - Brincadeira de roda
Caranguejo
Comparar vários estilos de gêneros literários,bilhetes,receitas,parlendas,
convites), favorecendo a percepção da diferença da
parlenda e outros textos.
6- Fazer a dobradura do peixe, colar no caderno de Artes completar o desenho e escrever, como souber, a palavra
peixe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário