Atividades ministradas pela professora Mauricéia Vieira no curso de Alfabetização e letramento.
Parlendas
Parlendas
Parlendas sâo textos que fazem parte da tradição oral e das brincadeiras das crianças.Elas exploram o ritmo, a sonoridade, as rimas,por isso, agradam muito as crianças em fase de alfabetização.O trabalho com parlendas permite que as crianças leiam antes de terem aprendido a decodificar. Como exploram o non sense, permitem trabalhar atividades importantes para a aquisição do sistema de escrita de forma lúdica.Para isso, certas condições precisam estar garantidas.É interessante criar situações em que os alunos leiam ,recitem ou declamem em público, aprendendo qual a melhor entonação e o ritmo que devem darem ao texto que será apresentado.Além de tudo isso, o reperório de textos memorizados pode enriquecer o universo cultural dos alunos.
Alguns encaminhamentos metodológicos
- Leitura pelo professor, explorando o ritmo e a sonoridade,
- Memorização do texto,
- Leitura pelo alunos, ajustando o oral ao escrito. Durante a leitura pedir que os alunos apontem onde está determinada palavra.
Para a aprendizagem do sistema de escrita:
Entregar o texto fatiado em frases, em palavras e em letras.o texto fatiado permite explorar a noção de palavra,convenções da escrita como o espaçamento,rimas, sílabas iniciais e sílabas finais,etc.o professor poderá ainda sugerir que produzam textos com as palavras da parlenda, produzir outras parlendas, confeccionar um livro de parlendas preferidas.
Quebra cabeça de parlenda
Prepare o material para cada dupla:
uma parlenda recortada( em versos, palavras ou letras)coloque em um envelope.
Planeje as duplas previamente para antecipar os desafios a serem propostos.Faça a proposta para as duplas, informando que se trata de uma parlenda conhecida
recupere oralmente a parlenda cujas letras,versos ou palavras encontrarão no envelope.
Explique que cada dupla receberá um envelope com a parlenda escolhida e deverá montá- la
Não pode sobrar nem faltar partes,o texto montado tem que ter sentido.
Distribua os envelopes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário