A- Ditados parciais e diversificados:
*completar a letra que falta (isso favorece a criança silábica)
.....upira
.....oitatá
.....cuca
*completar a sílaba que falta (isso favorece as crianças alfabéticas)
.....bisomem
.....tatá
.....girnho
B-ditado em grupo:
*Falar uma palavra para as crianças, que deverão ditar-lhe as letras que formam essa palavra. Registrar todas as hipóteses no quadro e promover uma discussão sobre essas hipóteses.
C-Ditado de gravuras:
*mostrar uma gravura e pedir que escrevam o que estão vendo (se a gravura apresentar vários detalhes e estímulos, as crianças poderão escrever o que lhes chamou mais a atenção.
Sugestão:Guardar as palavras e adivinhas em envelopes decorados com figurinhas ou desenhos.Isso faz com que fiquem graciosos e chamem a atenção dos pequenos.
D-Ditado de adivinhas:
*Recitar adivinhas para que escrevam o que é:
O que é? O que é?
Que tem pé de porco, rabo de porco, tem orelha de porco, mas não é porca nem porca?
RESP. Feijoada
E-Ditado relâmpago:
Mostrar, rapidamente, palavras escritas em cartões para que os alunos a escrevam.
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