Formação Continuada 06/06/2011
Troca de experiências
Dicas para alfabetizar
Diferenciar letras,símbolos e números
Atividades
●Elaborar 03 cartazes junto com eles e identificar cada um.
♫ ♣ ☻ @ ? |
1 7 3 2 9 5 4 |
N s q X u j H i |
● Confeccionar um cartaz com rótulos
Individualmente ou de 2 em 2 pedir para que os alunos procurem nele:
- um número - um símbolo
- uma letra - a sílaba em estudo
-a palavra em estudo
● que depois de encontradas podem ser escritas no quadro.
● Escrever no quadro: letras, números,sílabas,palavras e pedir para que, individualmente, os alunos apaguem aquilo que se pretende trabalhar com ele.
Letras parecidas
Perceber o funcionamento do sistema de escrita .
Entender que apenas um grafema e um fonema altera o significado da palavra.
Atividades ( no quadro de giz)
● Se tirar o b da palavra bola que palavra vira?
● Se tirar a sílaba ba da palavra da palavra barata que palavra vira?
● Se trocar a primeira letra da palavra bola pela letra c que palavra vira?
● Adivinha
O que precisamos fazer para que o gato vire seu maior inimigo?
Resp. trocar a letra g pela letra r.
● Lista de palavras iniciadas com b.d,p.q.
Escrever, no quadro, nomes próprios, de história lidas , usar todas as oportunidades para trabalhar:
● letra inicial e final;
● quantidade de letra e sílaba.
Formar frases
Atividades
● Entregar fichas com palavras recortadas e solicitar que os alunos montem as frases.
● Colar as fichas aleatoriamente no quadro, os alunos devem organizar a frase e ditar para que a professora escreva no quadro.
Gênero textual
Trabalhar todos os dias :
● poema
● convite ● bilhete
● carta ● piadas ● receita
● notícia ● cartaz ● acróstico
● parlendas ● contos ● letra de música
Atividades diversas
● Construir dicionário ilustrado.
● Mural com exposição de moedas antigas para trabalhar Sistema Monetário.
Cédulas antigas
Brasil | Outros países |
● Dominó vivo
Objetivo:relacionar a figura a sua escrita, memorizar a escrita de palavras
Atividade
- Distribuir figuras para a metade da sala .
- Para a outra metade a escrita do nome das figuras.
As crianças devem encontrar seu par juntando a escrita com a figura.
Bingo numérico
Objetivo: Escrever, ler e memorizar numerais.
• Passar numerais no quadro;
• Ler os numerais;
• Pedir para que as crianças escolham alguns e copiem preenchendo sua cartela;
• Apagar os numerais do quadro e cantar o bingo.
Bingo de palavras
Objetivo: Escrever, ler e memorizar palavras .
• Passar palavras no quadro;
• Ler as palavras;
• Pedir para que cada criança copie algumas palavras preenchendo sua cartela;
• Apagar as palavras do quadro e cantar o bingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário