sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Atividades lúdicas


           
                         Sugestões de atividades
                                                    ludicas

  1.        Realizar o traçado da letra em estudo   legível pausadamente e por diversas vezes, da letra grande, na lousa.
  2.          Acompanhar o traçado sobre cordas, riscos no chão...
  3.           Treinar a grafia da letra reproduzindo  os movimentos pausadamente, na lousa e se possível com uma musica sobre a vogal.
  4.          Tatear  a letra feita de EVA.
  5.               Modelar alimentos ou objetos com a letra em estudo.
  6.          Identificar palavras que comecem ou terminem com o mesmo som da letra estudada.
  7.         Colar figuras cujos nomes comecem com a vogal (ou letra) em estudo.
  8.         Bater palmas quando ouvirem palavras com a letra em estudo.
  9.        O professor diz várias palavras e quando ouvirem palavras com a letra em estudos os alunos devem bater palmas,
  10.       Colocar em cartaz ou painel algumas figuras cujos nomes comecem com a letra estudada;
  11.       Trazer de casa gravuras cujos nomes comecem com a letra, apresentar a gravura para que digam qual a letra inicial.
  12.      Pesquisar nomes próprios e comuns que iniciam com a letra em estudo.
  13.       Fazer desenho de coisas que comecem com o som da letra em estudo.
  14.      Traçar a letra em estudo no caderno .
  15.       Pedir para que tragam um objeto , montar o CANTINHO Da letra  em estudo.
  16.     Fixar no peito das crianças um cartaz com uma letra. Elas se misturam - no centro da sala  e ao sinal do professor elas se reúnem com a mesma letra.
  17.   Caixa surpresa com objetos ou figura  de coisas que comecem com o som da letra estudada.
  18.    Colocar várias figuras na caixa e dentre elas algumas que começam com a letra estudada. Pedir à criança que ao pegar a figura diga se ela começa ou não com o som da letra pretendida.( variação: quando a prof. Pegar uma figura com o som da letra estudada os alunos batem uma palma)
  19.     Caça Objetos :esconder objetos que começam com a letra em estudo em vários pontos da sala ou pátio, as crianças deverão procurar por um minuto .Vence quem pegar mais objetos corretamente;
  20.       Colocar várias letras em EVA numa caixa e pedir para que encontrem a letra em estudo;
  21.    Boliche de numerais ou letras;   Juntar garrafas pet sem tampa espalhar várias tampinhas desafiando a criança com perguntas como:
  22.     Quantas tampas tenho que pegar para fechar essas( ex;três) garrafas. Deixar que peguem quantas acharem que é o correto.
  23.     Pegar algumas tampas e perguntar: É esta a quantidade certa? Está sobrando alguma tampinha? Está faltando alguma? (trabalhar com o número desejado).
  24.       Brincadeira ALTO/BAIXO : fazer um círculo e pedir para que fiquem no meio, toda vez que você disser alto, eles devem ficar de pé. Quando disser baixo, eles devem se abaixar;
  25.       Jogo do absurdo :uma criança fica do lado de fora da sala e outra faz uma mudança absurda no espaço físico ou no vestuário a criança que estava fora da sala devera dizer qual foi a mudança realizada;
  26.        Grosso/ fino: passear pela escola à procura de objetos grossos e finos.
  27.    COR: Dia da Cor Vermelha... enfeitar a sala com a cor trabalhada( balão,papel,) deixar que venham de casa com algum detalhe vermelho em si.
  28.   Brincar de formar grupos da mesma cor: distribua fitas coloridas para  que formem grupos com os que estão  com a mesma cor de fita. Deixe que os grupos tenham quantidade variada e deixe um grupo que tenha a quantidade nenhum .Pergunte aos alunos a cor do seu grupo quantas crianças fazem parte do grupo da cor...
  29.   Picar pedacinhos de papel e jogar para cima, fazendo chuvinha;
  30.   Rasgar tiras de papel;
  31. Música
  •   Cantar músicas infantis que explorem as diversas partes do corpo;
  •  Boneca de lata;
  •  Fui no mercado ( casa do Zé)
  •  Chefinho mandou;(Xuxa)
    1.   Cinco sentidos:
 Passear pelo pátio para que os alunos percebam o quanto as percepções são importantes.
      Ouvir diferentes sons;
       Sentir a textura dos troncos das árvores, das paredes, da areia;
        Identificar pela visão: detalhes da escola, da natureza.

  •         Visão :
     Brincar com mimicas  para que as crianças observem a linguagem do corpo,que é percebida principalmente pela visão;
       Visualizar obras de artes ,fotos vídeos...
        Identificar pela visão: detalhes da escola, da natureza..

          Fazer mágica: cobrir, com um pano, vários objetos retirar um dos objetos para que percebam qual objeto sumiu.

 Audição:
         Ouvir sons de diferentes objetos;
       Reconhecer a voz de um amigo de olhos vendados;
         Confeccionar telefone, utilizando copos plásticos e barbante;      
         Andar em direção a um som ( palmas);
         Movimentar se ao ritmo de sons.

 Olfato:
        Com os olhos vendados a criança deverá reconhecer um alimento ou liquido pelo cheiro.
  Paladar:
         De olhos vendados identificar o sabor de diferentes alimentos...( salgado,doce,margo azedo);


   Tato
        Manipular objetos de diferentes texturas;
         Tatear objetos com os olhos vendados e dizer o que é.

  Jogos
      Corrida das garrafas:
Encher duas garrafas pet com água. Desenhar uma linha no chão que será a saída outra que será a chegada. Entregar uma garrafa para cada criança. Ao apitar, os alunos devem rolar as garrafas. A criança que rolar mais rapidamente a garrafa de maneira a ultrapassar a linha de chegada primeiro, vence.

         Desenhar traçados no chão e brincar de segui-los de várias maneiras: na ponta dos pés ,andando, correndo com as mãos na cabeça, de braços abertos, com um pé só...

           Estou vendo uma coisa
Desenvolvimento da Atividade:
A professora  dirá, por exemplo: "Estou vendo uma coisa vermelha".
Cada criança mostrará um objeto que tenha a cor designada.
Variações:
Ao invés da cor, poderá ser informada a Forma, a Inicial do nome, a Primeira letra, o Material de qual é feito.
Poderá ser dito, por exemplo: "Vejo uma coisa de ferro", ou "Vejo uma coisa que começa com a letra B".

          Abrir e fechar
Duas garrafas pet com tampas. Ao sinal do primeiro aluno de cada fileira deverá abrir a garrafa e passar para o companheiro de trás este deverá fechar a garrafa, assim sucessivamente.

        Dança do jornal
Formação: Alunos dispostos em pares
Material: folha de jornal, aparelho de som, CD ou fita cassete.
Desenvolvimento: A um sinal do professor, deverão dançar (se movimentar) ao som de uma música sobre uma folha de jornal sem rasgá-la ou sair fora dela. Os pares que saírem ou rasgarem a folha de jornal vão saindo da brincadeira.
Os vencedores são os pares que não saírem de cima do papel nem rasgarem a folha do jornal.
Pode-se alternar a brincadeira, alternando entre diferentes ritmos musicais, mais rápidos, mais lentos, que exijam a execução de passos específicos etc.

Sala do Professor
CME Boa Esperança 2014
Professora: Maria de Lourdes Mazini


Nenhum comentário:

Postar um comentário