quarta-feira, 17 de junho de 2015

Plano de aula: Festa junina                                       
Objetivos
• Identificar Costumes e tradições.
• Reconhecer  cores.
• Desenvolver percepções visuais e auditivas.
• Ampliar vocabulário.
Estabelecer diferenças entre o que há no campo e na cidade.
Conteúdos
ü  Música;
ü  Modelagem com massinha;
ü  Recorte e colagem;
ü  Decoração da sala;
ü  Comidas típicas;
ü  Brincadeiras juninas( corrida do saci, argola,boliche);
ü  Dança junina;
ü  Cineminha com  pipoca – filme Chico Bento;
ü  Desenho;
ü  Campo e cidade;
ü  Escrita do nome;
ü  Vestuário junino;
ü  Escrita espontânea.
Segunda- feira

1.                  Rotina:
·         Agenda do dia;
·         Como está o tempo?
·         Quantos somos
·         Calendário;

2.                  Música: É noite de São João
©      Que sentimento essa música desperta em você?

3.                 Conhecimento prévio.
ü  Roda de conversa para levantamento de conhecimento prévio sobre Festa Junina.
• Questionar as crianças sobre:
©      Você já participou de uma Festa Junina?
©      Como elas são?
©      Que tipo de alimentos encontramos nessa festa?
©      Em que mês ela acontece?

4.                  Modelagem com massinha: alimento típico de Festa Junina.
5.                  Escrever como souber o nome do alimento.

6.            Informática.

Terça feira
1.         Rotina
•          Agenda do dia;
•          Como está o tempo?
•          Quantos somos
•          Calendário;

3. Ensaio: Sai preguiça
4- Pesquisa:
Ampliando conhecimentos -origem das festa juninas. (http://www.smartkids.com.br/especiais/festa-junina.html)

5- . Música: cantar pequenas canções adaptando para que as crianças possam colocar seu  próprio nome no lugar dos personagens.

Adaptação da música: Pedro, Antônio e João
Com a filha de André
Matheus ia se casar
Mas Túlio fugiu com a Lais
 na hora de ir pro altar.
(Trocar os nomes dos alunos para que todos sejam personagens da canção)

6         - Registrolista  de brincadeiras juninas
7- Vídeo: Chico Bento    www.youtube.com/watch?v=rUzI71zIzYk

Quarta feira 
1.      Rotina
·         Agenda do dia;
·         Como está o tempo?
·         Quantos somos
·         Calendário;

2.   Parque.

3.     Quadra: Ensaio – Sai preguiça

4.   Corrida do saci
Os competidores ficam lado a lado, voltados para a linha de chegada. Ao apito do juiz, todos devem sair pulando em um pé só. Quem trocar de pé no meio do caminho é desclassificado.

 Quinta – feira
1.         Rotina:
•          Agenda do dia;
•          Como está o tempo?
•          Quantos somos
•          Calendário;

©      Ensaio:Sai preguiça

2 . Cantar a música:
3- Texto fatiado
ü  Com o auxílio da professora, após ter cantado a música várias vezes, cortar e montar o texto novamente.

4-  Preparar momento de leitura para que o aluno que desejar leia, ainda que não de forma convencional, o texto trabalhado.

Sexta – feira
1.         Rotina:
•    Agenda do dia;
•    Como está o tempo?
•    Quantos somos
•    Calendário;
2.  Ensaio para apresentação :
3- Conversa:
Como as pessoas se vestem para as festas juninas?

4- . Atividade:

ü  Vivenciando: Participar da comemoração junina com apresentação da dança Sai preguiça.
           
 

 Segunda –feira

1.                   Rotina:
·         Agenda do dia;
·          Como está o tempo?
·         Quantos somos
·         Calendário;

2.                  Vídeo: Na roça é diferente - https://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0
3.                 Conversa:
ü  Diferença do campo e da cidade( fala, em algumas regiões,utensílios domésticos...)
ü  valorizar o trabalho das pessoas que trabalham no campo.

4.                Desenho livre: desenhar como é a vida no campo.
5.                   Informática.

Terça – feira
1.       Rotina:
·         Agenda do dia;
·          Como está o tempo?
·         Quantos somos?
·         Calendário;

2- Conversa:
ü  Quem já viu um espantalho?
ü  Como é feito?
ü  Onde é colocado?
ü  Para que ele é usado?

3-Leitura: texto informativo
“Cândido Portinari”
Cândido Portinari nasceu em Brodósqui, interior de São Paulo, em 1903. Seus pais eram italianos e vieram para o Brasil esperando melhorar de vida. O primeiro emprego que conseguiram foi numa lavoura de café.
Sua infância de menino do interior foi bastante simples, mas feliz e cheia de recordações. Gostava de jogar futebol, nadar nos rios da redondeza, brincar com pião, brincar de pular cela, balanço, enfim, brincava muito nas ruas de Brodósqui. Essas lembranças lhe renderam obras maravilhosas sobre as brincadeiras infantis.
Desde pequeno desenhava e por isso os colegas lhe pediam que ilustrasse seus cadernos, trabalhos e cartazes. Aos 9 anos trabalhou como ajudante de pintores italianos, na decoração da igreja de Brodósqui.
Portinari se alegrava muito quando montavam circo em Brodósqui. A cidade toda ficava alegre e movimentada. A banda de música era outra atração, pois tocava nas festas e no coreto da praça nos finais de semana. Seu pai, o sr. Batista era um dos músicos.
Como todas as crianças, Cândinho, como era chamado, sentia alguns medos. Nas plantações via muitos espantalhos e, à noite, tinha pesadelos. Mais tarde fez várias obras mostrando espantalhos.
  • Apresentar algumas obras para que as crianças apreciem.                       
2.    Atividades
ü  Recortar e montar o espantalho.
ü  Dar um nome a ele (escrita espontânea)

Nenhum comentário:

Postar um comentário