domingo, 31 de julho de 2016

Plano de aula Olímpiadas - Educação Infantil

          Plano de aula
                             Olimpiadas

OBJETIVOS:

ü  Desenvolver espírito esportivo, integração social;
ü  Trabalhar a coordenação motora ;
Conhecer e praticar as variadas modalidades esportivas, através de brincadeiras;
ü  Desenvolver o gosto pelo esporte;
ü  Reconhecer algumas modalidades esportivas;
ü   Competir lidando com questões de ganhar e perder;
ü  Fazer atividades de movimento de forma lúdica e prazerosa;
ü  Valorizar práticas esportivas, suas conquistas corporais e a dos colegas;
ü  Perceber a importância do esporte como fonte de saúde física e mental;
ü  Trabalhar os sentimentos relacionados  a competição, amizade, respeito, cooperação.

CONTEÚDOS:
·         Natureza e sociedade: olimpíadas, socialização, pesquisa seres vivos
·         Criatividade, imaginação, dramatização ,
·         Artes visuais: pintura ,colagem, decalque com sucata,cores.
·         Música: expressão corporal( mímica), ritmo.
·         Matemática: motricidade fina e ampla; noção de espaço e tempo; contagem,gráfico
·         Linguagem oral e escrita: convenções da escrita; leitura pela professora
·         Identidade e autonomia: esporte preferido da criança e dos familiares.


Segunda  – feira ,01/08/2016
1.    Rotina
2.      Mostrar o símbolo das Olimpíadas e perguntar se eles conhecem.(explorar o símbolo que representa a união dos povos,explorar quantidade de circulos e cores).
3.       Conversa: O que é e uma olimpíada?
4.      Vídeo: Pateta o campeão olímpico - www.youtube.com/watch?v=3gN09jgHEFo
5.      Atividades:
§  Decalque : reproduzir os arcos olímpicos utilizando técnicas de artes.( tinta guache e rolo de papel higiênicoou copo descartável) .
6.    Dia do brinquedo.


Terça – feira ,02/08/2016

1.    Rotina
2.    História: Clara e as Olimpíadas  Rio 2016  - www.youtube.com/watch?v=-aY5lt8lna8
3.    Pesquisar imagens dos  mascotes para conhecê-los.
5.    Ouvir músicas infantis de Vinicius e Tom (O pato, Aquarela e Garota de Ipanema ) pessoas que inspiraram nomes para os mascotes por cantarem a beleza da cidade do Rio.
6.    Atividades:
§   Explorar   a palavra Vinícius.
§  Colorir o desenho do mascote Vinícius

 Selfie com os mascotes - www.rio2016.com/mascotes/app/pt/selfie/



Quarta – feira ,03/08/2016
1.    Rotina
2.    Parque de areia
§  Mini – Olimpíada.
JOGOS-SALTOS
 Salto em altura -Amarrar um elástico nas duas pontas. A cada salto, o elástico é colocado em uma altura maior. Aqui a criança não poderá tocar o elástico.
· Salto em distância – Faça uma marcação no chão para o início do salto, e outra para o salto de chegada.
3.      Quadra: ENTREGA DAS MEDALHAS OLÍMPICAS aos  atletas.



Quinta  – feira ,04/08/2016
1.    Rotina
2.      Conversa:
§  Quem compete em uma olimpíada?
§  Quem são nossos atletas? (total 465. Ana satila  - canoagem, Neimar – futebol, Diego e Daniele Hipólito – ginástica artística).
§  Alguém de sua família pratica algum esporte?
§  E você gostaria de ser um atleta? Qual é o esporte de sua preferencia?Montar gráfico.
3.    Tocha olímpica – Explicar seu significado
4.    Confeccionar uma réplica da tocha olímpica

5.    Cantinho Olímpico:  objetos que lembram esportes praticados.


Sexta – feira ,05/08/2016
1.    Rotina
2.    Pesquisa de imagem :A cidade sede - Rio de Janeiro
3.     Conversa:
§  Onde vão ser os jogos? Ver imagens mostrando características da cidade  pontos turísticos , praias, montanhas, Corcovado, Copacabana.
§   Em que pais está localizada?
§  Falar sobre Filme Rio que mostra a cidade sede das olimpíadas , pessoas que trabalham para que a Olimpíada aconteça: principalmente os atletas, os treinadores, os juízes e os jornalistas.
§  Enfatizar o trabalho em equipe onde todos estão muito envolvidos e a importância de cada um para que o evento seja bem sucedido
4.      Brincar de mímica para adivinhações sobre estes profissionais.
5.    Atividade xerocada: seres vivos.
Tatuagem da bandeira olímpica.
6.    Informática 

Um comentário: