Plano de aula: 
                            Contos de fadas                 
CONTEÚDO
ü 
Inicio
,meio e fim; 
ü 
Gênero
textual 
·        
Conto de
fadas
·        
Convite;
ü 
Òrgãos
dos sentidos;
ü 
Conceitos
matemáticos;
ü 
Valores;
ü 
Alimentos
saudáveis e não saudáveis;
ü 
Cores;
ü 
Animais;
ü 
Conflitos  pessoais;
ü 
Tipos de
moradias
OBJETIVOS
ü  Expressar sentimentos emoções 
ü  Relacionar os
números com a quantidade
ü  Identificar sequencia
de cena: inicio meio e fim
ü   Desenvolver e
estimular a expressão corporal;
ü  Cuidar e valorizar
os livros;
ü   Estimular o gosto
pela leitura; 
ü  Fazer
correspondência entre ilustração e texto;
ü  Debater
situações  - problema do cotidiano;
Quarta – feira,01/07/2015
1-    Rotina
©      Agenda
do dia;
©      Como
está o tempo? 
©      Quantos
somos?                                   
©      Calendário;
2-      Parquinho.
3-    Quadra:
©      As crianças formam uma roda. Uma delas, o Rato,
fica dentro da roda. Outra, o Gato fica fora da roda.
O Gato pergunta: "Seu Ratinho está?"
As crianças da roda respondem : "Não"
O Gato pergunta: "A que horas ele chega?"
As crianças respondem um horário a escolha.
As crianças começam a rodar e o Gato vai perguntando: "Que horas são?" e as crianças respondem: "Uma hora" - "Que horas são?" - "Duas Horas" e assim até chegar ao horário combinado.
As crianças na roda devem parar com os braços estendidos; o Gato passa a perseguir o Rato.
A brincadeira acaba quando o Gato pega o Rato.
QUINTA- FEIRA, 02/07/2015
1-      Rotina
©      Agenda
do dia;
©      Como
está o tempo? 
©      Quantos
somos?                                   
©      Calendário;
2-      O que sabem.
©     
Quais as
historias que já ouviram ?
©     
De quais
mais gostaram. 
©     
Quais são
contos de fadas– fazer lista no quadro.
3-       Leitura:Os Três Porquinhos( EXPLORAR
IMAGENS) . 
ü  Conversa: por que os três
porquinhos precisavam de uma moradia?
ü  O que
devem saber: MORADIA é um importante lugar onde convivemos com nossos parentes e
amigos, descansamos, dormimos, comemos, enfim, onde realizamos inúmeras
atividades. É um dos primeiros espaços onde aprendemos a conviver em grupo.
ü  O Lobo era muito mal, porque
queria destruir as casas dos três porquinhos.
©      O que diria para convencê-lo a
não fazer mais isso?
- O que devem saber:
 
Falar sobre  a importância do trabalho realizado
com capricho e dedicação, estimar o valor de ajudar os amigos e ser grato pelo
cuidado que recebemos uns dos outros.
4-      Atividade xerocada: História em
sequencia
SEXTA-FEIRA,03/07/2015
1-     
Rotina
©      Agenda
do dia;
©      Como
está o tempo? 
©      Quantos
somos?                                   
©      Calendário;
2-     
 Levar para a sala de aula,
uma caixa surpresa
com uma capa vermelha dentro. 
ü  Instigar os alunos para que descubram o que tem na
caixa.
ü  Manusearem
a capa. 
Dramatizar a história: Chapeuzinho vermelho.
Conversa:
ü  Por
que Chapeuzinho desconfiou da voz do lobo?
ü  O
som da voz do lobo e da vovozinha se parecem?
ü  Que
órgão usamos para ouvir os sons?
 Atividade xerox: Se você fosse chapeuzinho que
alimentos colocaria na cesta da vovó?
SEGUNDA- FEIRA,06/07/2015
1-    Rotina
©      Agenda
do dia;
©      Como
está o tempo? 
©      Quantos
somos?                                   
©      Calendário;
2-     
Mostrar aos alunos a capa do livro “Chapeuzinho Amarelo” e
instigá-los a pensar sobre o que contem nesta história.
3-     
Contar história e verificar se eles conseguem relacioná-la
com alguma história conhecida. (Chapeuzinho Vermelho)
4-    Conversa.
ü   Onde
acontece a historia?
ü  Onde
a vovó morava?(casa,prédio...)
ü  Você tem algum
medo como  a chapeuzinho amarelo? 
©     
Desenhe
5-     
Atividade xerocada:Qual
era o tipo de moradia da vovó?
TERÇA_
FEIRA,07/07/2015
1-    Rotina
©      Agenda
do dia;
©      Como
está o tempo? 
©      Quantos
somos?                                   
©      Calendário
2-    1-    Caixa surpresa:
ü  Adivinhar
o que tem dentro da caixa surpresa.(maçã)
ü  Cada
criança deve dar sua opinião.
2-    Conversa: Que histórias vocês conhecem que
aparecem maçãs?
ü 
O
devem saber
Que para sua  segurança devem rejeitar doces, dinheiro,
presentes e convites; nunca falar ou responder a quaisquer perguntas que
estranhos façam, recusar ser levado por uma pessoa que você não conheça muito
bem.
4-   
Atividade xerocada:
5-     
Lembrancinha:Balinha de maçã verde encantada.Quem comer será feliz para sempre!!!
QUARTA-FEIRA,08/07/2015
1-      Rotina
©      Agenda
do dia;
©      Como
está o tempo? 
©      Quantos
somos?                                   
©      Calendário;
2-      Parquinho
3-    Quadra- Dramatizar a música:Enquanto seu lobo
Vamos brincar no bosque, enquanto seu lobo não vem... 
Vamos brincar no bosque, enquanto seu lobo não vem...
Vamos brincar no bosque, enquanto seu lobo não vem...
-seu lobo esta? 
-Estou botando a calca.
Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem,
vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem,
-Estou botando a calca.
Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem,
vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem,
- seu lobo esta 
- Estou botando a camiseta.
Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem...
- Estou botando a camiseta.
Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem...
vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem 
- seu lobo esta? 
Estou botando o casaco.
Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem,
vamos brincar no bosque, enquanto seu lobo não vem,
- seu lobo esta?
Estou botando o sapato.
Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem,
vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem seu
- lobo esta
- Estou com fome e vou comer todassssssssss
- Ai, ai socorro!!!
As frutas da vovó! Esperem, eu sou um lobo bonzinho,
são só as frutinhas!
Poxa, eu me arrumei todinho...auuuuuu...
Estou botando o casaco.
Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem,
vamos brincar no bosque, enquanto seu lobo não vem,
- seu lobo esta?
Estou botando o sapato.
Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem,
vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem seu
- lobo esta
- Estou com fome e vou comer todassssssssss
- Ai, ai socorro!!!
As frutas da vovó! Esperem, eu sou um lobo bonzinho,
são só as frutinhas!
Poxa, eu me arrumei todinho...auuuuuu...
Quinta –
feira,09/07/2015
1-    Rotina
©      Agenda
do dia;
©      Como
está o tempo? 
©      Quantos
somos?                                   
©      Calendário;
2-     
História:Cinderela 
http://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/2014/11/educacao-infantil-cinderela-gata.html
3-     
Conversa:
4-     
Na história da Cinderela, todas as moças recebem
convites  para o baile do príncipe. 
©     
Vamos escrever o nosso convite para mandar para os colegas de outra turma,
chamando – os para o grande baile real.
5-     
Atividade xerocada:
6-     
Escrita
espontânea do nome da personagem.
Sexta
– feira,10/07/2015
1-    Rotina
©      Agenda
do dia;
©      Como
está o tempo? 
©      Quantos
somos?                                   
©      Calendário;
Relembrar  o conto Cinderela.
Fazer o bailinho com a troca de princesa e
príncipe.
Valsa do Imperador -  J strauss
SEGUNDA
– FEIRA,27/07/2015
1-    Rotina
©      Agenda
do dia;
©      Como
está o tempo? 
©      Quantos
somos?                                   
©      Calendário;
2-      Música:www.youtube.com/watch?v=50rIll2rMR8
3-      História:Pinóquio
4-    Conversa:
ü  Por
que o nariz do Pinóquio crescia?
ü   E você já mentiu alguma vez? 
ü  Devemos
mentir para os outros?
©     
Chamar a atenção das crianças
às partes em que o Pinóquio acompanha estranhos, em vez de continuar seu
caminho para a escola e quantas coisas ruins acontece com ele por causa dessa
escolha. 
5-     
Montar
com letras móveis a palavra : Pinóquio
6-    Atividade xerocada.
Terça-
feira,28/07/2015
1-    Rotina
©      Agenda
do dia;
©      Como
está o tempo? 
©      Quantos
somos?                                   
©      Calendário;
3-      Conversa:
O
gato usou a esperteza e inteligência para achar a melhor solução para o
problema.
©      O
que você achou da atitude do gato?
©      Você
teria uma atitude diferente?
4-      Atividade xerocada: interpretar o texto –
Gato de botas










amei
ResponderExcluirPerfeito
ResponderExcluir