sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Plano de aula alimentação saudável Ed. Infantil

                                          Tempo de duração duas semanas.
Conteúdos
ü  Numerais e quantidade;
ü  Cores;
ü  Texto informativo;
ü  Pesquisa e observação;
ü  Leitura e escrita;
ü  Receita : espetinho de fruta
ü  Dramatização;
ü  Gráficos das preferências
ü   Recorte e colagem de alimentos variados;
ü   Releitura de obra;
ü   Desenho livre e dirigido;
ü  Modelagem de alimento.

Objetivos:
ü  Identificar alimentos saudáveis e não saudáveis;
ü  Adquirir hábitos para uma boa alimentação.
ü  Compartilhar informações;
ü  Observar e comparar  sementes de diferentes frutas;
ü  Conhecer alguns gêneros textuais;
ü  Construir conhecimentos envolvendo a pratica da observação e registros;
ü  Associar número a quantidade.


Segunda feira  

1.                   Rotina:
·         Agenda do dia;
·         Como está o tempo?
·         Quantos somos
·         Calendário;

2.                  Distribuir livros com imagens de alimentos  nas mesas para aguçar a curiosidade e motivar o assunto.

3.                  Música: Sopa do neném
©      Que sentimento essa música desperta em você?

4.                Roda de conversa
• Questionar as crianças sobre:
©      Seu alimento preferido?
©      De onde vem seu alimento preferido ( origem animal, vegetal ou mineral)
©      Qual a importância dos alimentos para nossa saúde?

5.                  Listar alimentos no quadro;
6.                  Desenho e escrita do alimento preferido.
7.                  
8.                 Informática.


Terça feira
1.         Rotina:
•          Agenda do dia;
•          Como está o tempo?
•          Quantos somos
•          Calendário;
                       
2- Leitura: A cesta da dona Maricota”.
https://www.youtube.com/watch?v=gU7Fglss6y0

3.Escrever o nome dos alimentos que há na cesta da D. Maricota com a ajuda das crianças.
 Atividade


4. Montar painel de sementes.

5. Decorar versinho.

6. Vídeo

  
Quarta feira 
1.         Rotina:
•          Agenda do dia;
•          Como está o tempo?
•          Quantos somos
•          Calendário;

2. Parquinho:

3. Quadra: Confeccionar chocalhos com sementes de alimentos (uva,laranja...)

4- Para casa


Quinta – feira
1.         Rotina:
•          Agenda do dia;
•          Como está o tempo?
•          Quantos somos
•          Calendário;

2 . Ampliando conhecimentos
Apresentar a imagem da obra “vendedor de frutas” de Tarsila do Amaral.

3-      Conversa . destacar pontos como:
©      O que ele está fazendo?
©      Onde será que ele está indo?
©      Que frutas ele esta levando?
©      Onde ele esta( no mar,no barco)?
©      Que cores a artista usou?

4-    Fazer a releitura da obra.
Imagem fonte: http://ninaeduc.blogspot.com.br/2011/05/artes.html

Sexta – feira
1.         Rotina:
•    Agenda do dia;
•    Como está o tempo?
•    Quantos somos
•    Calendário;

2.  Video: a galinha ruiva
3. Manipular as frutas e explorar as cores, formas, e tamanhos cheiro.
4. Vivenciando:  montar e degustar o espetinho de fruta

5.  Conversa:
"Como é o sabor da mistura dessas  frutas?"
"É adocicado ou azedo?"
"É suave ou forte?"
"E na mistura, qual sabor você sente mais?"

6. Desenho: Representar com desenho você preparando seu espetinho de frutas.
©      Lembrancinha do canudo.


7. Dia do brinquedo


Terça –feira

1.                   Rotina:
·         Agenda do dia;
·          Como está o tempo?
·         Quantos somos
·         Calendário;


2.                  Vídeo: hora da refeição – Patati/ Patata.

3.                 Conversa:
Qual é o produto?
O que você sabe sobre ele?
Onde está o nome do produto? 
Quais outras informações devem estar escritas?
A embalagenm apresenta números?

4.                Ilustrar a lista usando rótulos

Podemos comer sempre
Podemos comer só as vezes
                                       Melancia
sorvete


5.                   Vídeo

Segunda– feira 
1.      Rotina:
·         Agenda do dia;
·          Como está o tempo?
·         Quantos somos?
·         Calendário;

2.      Conversa:
 Na sua casa costuma-se comer frutas? Quais?
Que fruta vocês mais gostam?
De que maneira você consome as frutas: cruas; na forma de sucos, de doces, de geleias; em bolos; pães?
Com que frequência você come frutas: todos os dias, uma vez por semana...?
Quem sabe quais são as frutas da região onde moramos?  Ela fica em que Estado? Qual é mesmo o país que moramos?

3.      Atividades
Escrita espontânea –xerox o que tem na geladeira.


4.      Pintura dos fantoches para dramatização.







5.       Decorar versinho para a dramatização 



Quarta- feira

1.      Rotina:
ü  Agenda do dia;
ü  Como está o tempo?
ü  Quantos somos
ü  Calendário;

2.      Parquinho.
3.      Brincadeira

4.     Decorar versinho


                                 Quinta – feira

1.      Rotina:
ü  Agenda do dia;
ü  Como está o tempo?
ü  Quantos somos
ü  Calendário;

2.    Jogo da uva.

3.      Confeccionar Jogo da memória:

Fazer a pintura  dos legumes, verduras e hortaliças que havia dentro da cesta da Dona Maricota.


Sexta-feira
1.      Rotina:
ü  Agenda do dia;
ü  Como está o tempo?
ü  Quantos somos
ü  Calendário;

1.       Conversa: cardápio do dia
2.    Lembrancinha: jogo da memória
3.      Dramatização:


As frutas e Legumes

Eu sou a Laranja
Meu caldo faz bem,
É doce e gostoso
E vitaminas contém!

Eu sou a Banana
E bem madurinha
A todos agrado,
Pois sou gostosinha!

Eu sou a Maçã
Vermelha e cheirosa
Minha casca tem ferro
E a polpa é gostosa!

Eu sou a Uvinha
Num cacho aninhada
Rosada ou branquinha,
Sou muito apreciada!

Eu sou o Alface
Tão fresca e verdinha,
Trazendo saúde
Em cada folhinha!

Eu sou o Milho
Bem verde e dourado
Assim que apareço
Já sou procurado!

9 comentários:

  1. Muito bom esse plano de aula está de parabéns quando estiver lecionando quero poder seguir esse exemplo.
    Parabéns professor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse plano de aula está de parabéns quando estiver lecionando quero poder seguir esse exemplo.
    Parabéns professor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom !!! Gostei muito, estava precisando e resolvi tudo com base nessa postagem. Obrigada mesmo e parabéns pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  4. #Amei toda elaboração e organização dessas atividades voltados à educação infantil...
    Conteúdos muitíssimo criativos e enriquecidos... Grata! #Parabéns educadora Lourdes!!.

    ResponderExcluir