quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Plano de aula- Brincadeiras e cantigas de contar -Folclore

Plano de aula
 Brincadeiras e cantigas de contar.

                                                                                                                 
ü  OBJETIVOS :
·         Conhecer parlendas que envolvem contagem;
·         Contar de forma sequenciada números de 1 a 10;
·         Ler e escrever números até 10;
·         Reconhecer quantidade até 10
·         Desenvolver linguagem oral com base em cantigas;
·         Conhecer brincadeiras populares através das parlendas.
·         Avançar no processo de leitura e escrita através do uso de parlendas.

ü  CONTEÚDOS:
·         Rimas;
·         Gênero textual: parlenda
·         Motricidade fina e ampla;
·         Desenho
·         Dobradura;
·         Pintura;
·         Colagem;
·         Noção de limite na folha;
·         Música e ritmo;
·         Socialização;
·         Contagem;
·         Cores;
·         Formas geométricas (quadrado,triangulo);
·         Noção de conjunto;
·         Linguagem oral;
·         Número e quantidade.


Segunda – feira,15/08/16
1.    Rotina
·         Agenda do dia;
·         Como está o tempo?
·         Quantos somos?                                   
·         Calendário;

2.      Distribuir livros com várias parlendas e cantigas para que as crianças manuseiem;
3.      Conversa: quem sabe o que é uma parlenda?
Vamos recitar algumas?
O que podemos aprender com as parlendas?
Vocês conhecem alguma parlenda que fale sobre os numerais?
Vamos recitá-la?
E as cantigas, o que são?
Vocês conhecem alguma?
Vamos cantá-la?
4.      O que devem saber:
·         parlendas são versos infantis com rimas, criados para as mais diferentes finalidades, entre elas divertir, acalmar, ajudar a decorar números ou escolher quem deve iniciar uma brincadeira.
·          Cantigas de Roda são um tipo de canção popular, que  faz parte do folclore brasileiro. Elas também podem ser chamadas de cirandas,
Há algumas características que elas têm em comum, como por exemplo a letra. Além de ser uma letra simples de memorizar, tem rimas, repetições e trocadilhos, o que faz da música uma brincadeira. Muitas vezes fala da vida dos animais

·         Recitar a música,os indiozinhos, usando as luvas.

5.    Discutir:
·         Que palavra se repete várias vezes?Quantas vezes ela se repete?
·         Quantas linhas há nesta cantiga?
·         Qual a primeira linha da cantiga?
·         Onde está a última linha?
6.    Desenho:
Represente a quantidade de indiozinhos correspondentes a cada verso com desenhos.

7.    Dia do brinquedo.


Terça– feira 16/08/2016
1.    Rotina
·         Agenda do dia;
·         Como está o tempo?
·         Quantos somos?  
·         Calendário.                                
                 
2.      Relembrar a CANTIGA trabalhada, fazer leitura coletiva do cartaz.
3.      Conversa: Explorar a leitura e a escrita dos números da cantiga;
·         Quem vem antes?
·         Quem vem depois ?
·         Qual é o maior número e o menor número?
·         Qual é o número que representa a sua idade?
·         Na parlenda aparece o número que representa o dia de hoje?

4.      Pintura .Pinte somente os números que aparecem na Cantiga .
5.      Folclore  - saci.
Desenhar o saci, a partir do gorro, e completar desenhando a floresta.

Quarta – feira 17/08/2016
1.    Rotina
§  Agenda do dia;
§  Como está o tempo?
§  Quantos somos?                                   
§  Calendário;

2.    Parquinho;
3.    Quadra;
4.    Brincadeiras:

§  Galinha choca - ovo choco
§  A galinha do vizinho 
 
A galinha do vizinho 
Bota ovo amarelinho. 
Bota um, bota dois, bota três, Bota quatro, bota cinco, bota seis, 
Bota sete, bota oito, bota nove, 
Bota dez! 

ORGANIZAÇÃO Em roda. 
COMO BRINCAR As crianças cantam a música e ao chegar ao número dez dão um pulo e se agacham.


Quinta – feira ,18/08/2016
1.    Rotina
§  Agenda do dia;
§  Como está o tempo?
§  Quantos somos?                                   
§  Calendário;

2.      Música a "dona aranha
3.    Dramatizar movimentando o corpo como indica na cantiga
4.    Conversa:
·         qual número de pernas, cor, onde vive, do que se alimenta?
5.       Analizar a  escrita da palavra  aranha,registrar com alfabeto móvel.
6.    Atividade xerocada
                                                                                                 
Sexta – feira,19/08/2016

1.    Rotina
·         Agenda do dia;
·         Como está o tempo?
·         Quantos somos?                                   
·         Calendário;

2.    Recitar a parlenda

A CASINHA DA VOVÓ
CERCADINHA DE CIPÓ.
O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ

3.    Exploração oral da parlenda :
 De quem é a casinha?
 Como é a casinha?
 Por que o café está demorando?
Há palavras que rimam? Quais?
O texto é grande?
Qualquer pessoa pode recitar essa parlenda?
Esse tipo de texto existe há muito tempo?

4.    Usando formas geométricas montar a casinha da vovó.

 
Segunda – feira, 22/08/201
1-    Rotina
Agenda do dia;
Como está o tempo?
Quantos somos?                                   
Calendário;

2-      Conversa:
·         Você já ouviu falar sobre a Iara?


3-      Colagem divertida
·         Recortar a metade de cima do corpo de uma mulher de revistas
·         Usando recorte de revista e a calda xerocada e colorida, montar a personagem Iara.
     3. Forca com palavras  relacionadas as parlendas e cantigas  trabalhadas.


Terça-feira,23/08/2016
1-    Rotina
·         Agenda do dia;
·         Como está o tempo?
·         Quantos somos?                                   
·         Calendário;

2-    Apresentar várias imagens de brincadeiras de roda:
 O que vocês estão vendo em cada imagem apresentada?
- Qual das imagens é pintura e fotografia?
- O que vocês veem nas imagens além das pessoas?
- Do que as pessoas estão brincando?
- Só meninas participam da brincadeiras ou meninos também?
- Vocês gostam desse tipo de brincadeira?
- Vocês costumam realizar este tipo de brincadeira em suas casas? E aqui na escola, vocês brincam de roda?

3-    Escolher  os personagens, para a brincadeira de roda, através da parlenda  
Uni, duni,tê
Uni, duni, tê,
Salamê, mingüê,
Um sorvete colorê,
O escolhido foi você!

4-    Vivenciar a brincadeira de roda Terezinha de Jesus.
5-    Bingo com figuras de parlendas cantigas trabalhadas em sala.

BOTE

PEIXE

SORVETE

BRUXA

REI

CARANGUEJO


Quarta– feira,24/08/2016
1-    Rotina
Agenda do dia;
Como está o tempo?
Quantos somos?                                   
Calendário;

2-      Parque
3-      Quadra
Brincadeira:
corrida do Saci



 Quinta – feira  25/08/2016
1.    Rotina
·         Agenda do dia;
·         Como está o tempo?
·         Quantos somos?                                   
·         Calendário;

2.     Leitura coletiva do cartaz – hoje é domingo

3.    Conversa: palavras que rimam:
·         evidenciá-las
·         que outras palavras poderíamos usar para rimar com a palavra ?


4.    Atividades xerocada

Sexta – feira,26/08/156
1.    Rotina
·         Agenda do dia;
·         Como está o tempo?
·         Quantos somos?                                   
·         Calendário;

2.      Caixa surpresa com objetos referentes a nomes de cantigas trabalhadas.

4-      Conversa:
©      existem brincadeiras que podemos brincar, mas que não necessitam de comprar nenhum brinquedo?
©      Falar sobre as brincadeiras de minha infância.

5-      Vivenciando - Brincadeira de roda
Caranguejo

Comparar vários estilos de gêneros literários,bilhetes,receitas,parlendas,
convites), favorecendo a percepção da diferença da parlenda e outros textos.

6-      Fazer a dobradura do peixe, colar no caderno de Artes completar  o desenho e escrever, como souber, a palavra peixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário