quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Plano de aula coleção - numerais e quantidades Educação Infantil

Plano de aula:
                     Números e quantidades

Matemática – números - contagem.
Natureza e Sociedade – história dos numerais.
Linguagem oral e escrita.
Movimento – brincadeira.
Desenho

·         Conteúdos:
ü  Coleção;
ü  Estimativa;
ü  Brincadeiras;
ü  Desenho;
ü  Cores;
ü  Escrita não convencional;
ü  Formas geométricas
ü  Contagem;
ü  Quantidade.

·         Objetivos
ü  Envolver-se em  brincadeira.
ü  Participar da construção das regras na organização das brincadeiras;
ü  Desenvolver conteúdos matemáticos de forma concreta e lúdica;
ü  Aprimorar as estratégias de contagem;
ü  Apropriar-se do registro convencional;
ü  Registrar, conforme sua hipótese;
ü  Desenvolver noções de quantidades;
ü  Compreender a utilização dos números.

                                     Segunda – feira,29/08/2016

1.   Rotina
•    Agenda do dia;
•    Quantos somos;
•    Calendário;

2.   Leitura: Era uma vez... 1,2,3 ( OC)

3.   Atividades
4.      Conversa:  Apresentar uma coleção de bichinhos de kinder ovo  (1993) deixar que manuseiem.

5.      Fazer  uma atividade de estimativa .
Quantas bichinhos vocês acham que  tem na coleção?
Tem muitos ou poucos bichinhos?

6.      Conversa sobre o que é colecionar.
ü  Alguém coleciona alguma coisa ou conhece alguém que colecione.
ü  Pesquisar com os pais em casa se eles tem alguma coleção e se poderiam vir apresentar para a turma.

7.      Quantos somos?
Explorar a quantidade de alunos usando os bichinhos da coleção.  
·         Quantas meninas e quantos meninos?  
·         Tem mais meninos ou meninas?
·         Quantos meninos(as)  tem a mais?
·         Alguém não veio à aula hoje?
·         Quantos bichinhos é preciso para representar quem faltou?

8.      Usando tampinhas, montar a inicial do nome do amigo que está sentado na cadeira à sua  direita.

9.   Dia do brinquedo

Terça – feira,30/08/2016

1.   Rotina
•    Agenda do dia;
•    Quantos somos;
•    Calendário;

2.   Leitura: Os Dez amigos – Ziraldo  ( OC)

3.   Conversa: estratégias que os povos antigos utilizavam para contar seus animais, para dividir espaços e a caça.

4.   Atividades

ü  Dividir a turma em  grupos.
·         Escrever o nome das cores em bandejas de isopor (sempre questionando como se  escreve).
·         Pedir para que os grupos separem as tampinhas conforme a cor solicitada na bandeja.
·         Os grupos devem encontrar seu bandeja levantando hipóteses sobre a escrita.
       Porque acha que essa é a bandeja do  seu grupo?
       Com que letra começa termina a escrita da sua cor?
5.      Registro espontâneo da contagem por agrupamento com desenhos ou numerais.

6.      Brincadeira.
ü  Sortear uma cartela com um numeral,usando prendedores representar a quantidade solicitada nela.


Quarta – feira,31/08/2016
1.   Rotina
•    Agenda do dia;
•    Quantos somos;
•    Calendário;
2.   Parque

3.   Quadra:
Encontre  seu sapato

Quinta – feira, 01/09/2016
1.   Rotina
•    Agenda do dia;
•    Quantos somos;
•    Calendário;
2.   Brincadeira com a roleta

3.      Iniciando uma coleção coletiva
Conversa:
Explicar que uma coleção pode ser feita com tampinhas que são coloridas e fáceis de encontrar
 Perguntar se a turma topa dar continuidade à coleção. Motivar as crianças a trazerem diariamente tampinhas para a sala.   As tampinhas poderão servir, futuramente,  para jogos  envolvendo a contagem.

4.      Organizar as crianças em grupos de quatro e entregar para cada grupo uma certa quantidade de tampinhas para que contem e registrem.

5.      Depois que cada grupo anotou sua quantidade de tampinhas, organizar a socialização dos registros.


6.      Marcar na lousa quantas tampinhas cada grupo contou.

- Comparar perguntando para os alunos:
- Que grupo tem maior quantidade tampinhas?
- Que grupo tem a menor quantidade de tampinhas 

Sexta – feira,02/09/2016

1.   Rotina
•    Agenda do dia;
•    Quantos somos;
•    Calendário;

2.   Leitura:

3.   Atividades
·         Decorar numerais de o a 10;
·         Colar os numerais de  0 a 10  decorados pelas crianças em quadrados de papel cartão  .

4.   Brincadeira
©      Dividir a sala em dois grupos;
      Cada criança do grupo receberá uma placa com os números entre 0 e 10 que deverá          colocar no pescoço.
©      Colocar uma música bem animada e quando a música parar eles  deverão se organizar de forma que a seqüência numérica esteja em ordem crescente dos números e sentam-se nas cadeiras.
       Perguntar a cada aluno de cada vez se, levando-se em conta a sequência   numérica correta, ele está no lugar certo da fila. Se a resposta for não, ele deve mudar de lugar com um coleguinha e ir para sua posição certa (será permitido consultar a tabela numérica.
 A brincadeira continua até cada um ocupar seu lugar certo na ordem numérica.

5.      Brincar com Quebra  - cabeça  dos numerais que será entregue com lembrancinha.

6.   Informática

                    Segunda –feira,05/09/2016

1.   Rotina
•    Agenda do dia;
•    Quantos somos;
•    Calendário;

2.   Oficina
Aprendendo o nome dos animais
     - confeccionar os bichinhos com tampinhas,  colá-los em papéis e escrever o nome dos bichinhos como souber.

3.      Conversa: perguntar a cor do bicho, se é grande, pequeno...

4.      Quanto a coleção:
-Usamos algumas tampinhas para confeccionar bichinhos.O que aconteceu com nossa coleção, aumentou ou diminuiu?Agora ela tem quantas tampinhas a menos?

    5. Dia do brinquedo.

Terça feira,06/09/2016

1.   Rotina
•    Agenda do dia;
•    Quantos somos;
•    Calendário;

2.   Brincadeira:
Boliche: a criança jogará a bola e pegará a quantidade de tampinhas a partir do número informado na garrafa que derrubou.

3.      Construir linha numérica  com tampinhas numeradas.
Orientar as crianças a construir uma linha numérica com fichas numeradas. Entregar fichas contendo números de 0 a 20  de forma desordenada para que as elas organizem na ordem crescente , depois de ordenar as fichas fazer a leitura da sequência.
4.      Escreva a sequência numérica  no caderno.


Quarta feira

1.   Rotina
•    Agenda do dia;
•    Quantos somos;
•    Calendário;

2.   Parquinho
3.   Quadra
4.   Conversa
·         Como se joga a amarelinha?Como podemos organizar essa brincadeira?
·         Como se decide quem joga primeiro?
·         Quantos números têm a amarelinha?
·         Qual é o maior número? E o menor? Quem sabe onde está o número cinco?
·         Deixar que as crianças montem a amarelinha.

©      Vivenciando a brincadeira – amarelinha.

Quinta feira,08/90/2016
1.   Rotina
•    Agenda do dia;
•    Quantos somos;
•    Calendário;

2.   Leitura.

3.   Atividades.

Pescando tampinhas com palitos
 De posse da varinha de pescar (palito de churrasco), cada criança deve  pescar o maior número possível de tampinhas de garrafa pet.
Para as crianças que ainda não conhecem cores pedir para pescar a cor solicitada, ao final  contar todas as tampinhas pescadas, “ganha” quem pescar mais.

4.      Desenhe  você  e seus amigos pescando tampinhas 

sexta-feira,09/09/2016 

1.   Rotina:
•    Agenda do dia;
•    Quantos somos;
•    Calendário;

Atividades:

2.      Vídeo: Mariana
      www.youtube.com/watch?v=orxxp-3gBiE

3.   Construindo o jogo do Bingo:
ü  Entregar  uma cartela em branco para cada aluno e estipular até qual número vai o bingo ( nº 15).
ü  Pedir para copiarem oito  números  de 1 a 15,os que quiserem, na cartela.

Usar tampinhas da coleção para marcar o bingo.

4.   Informática

5 comentários:

  1. REALMENTE MUITO BOM!
    ADOREI E UTILIZEI TODAS AS ATIVIDADES!
    CONTINUEM E DIVULGUEM"

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por tamanha criatividade, e obrigada por compartilhar conosco de maneira tão detalhada.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia professora Lourdes....preciso preparar um plano aula de 20 minutos para apresentar a uma banca... na disciplina de matemática para educação infantil, poderia ser para alunos de 5 anos..( com sequencia didática).Você poderia me ajudar com uma sugestão? Sou Professor Francisco.Santo Afonso - MT..fpfranciscofilho966@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia professor Francisco!Obrigada pela visita. Sugiro que use essas atividades acima,trabalhei essa sequencia no final do ano pois achei que eles ja estavam preparados e o resultado foi fantástico.

      Excluir