Plano de aula:
                     Números e
quantidades
Matemática – números - contagem.
Natureza e Sociedade – história dos
numerais.
Linguagem oral e escrita.
Movimento – brincadeira.
Desenho
·        
Conteúdos:
ü  Coleção;
ü  Estimativa;
ü  Brincadeiras;
ü  Desenho;
ü  Cores;
ü  Escrita
não convencional;
ü  Formas
geométricas
ü  Contagem;
ü 
Quantidade.
·        
Objetivos 
ü  Envolver-se em  brincadeira.
ü  Participar da
construção das regras na organização das brincadeiras; 
ü  Desenvolver
conteúdos matemáticos de forma concreta e lúdica; 
ü  Aprimorar as estratégias
de contagem;
ü  Apropriar-se do
registro convencional;
ü  Registrar, conforme
sua hipótese;
ü  Desenvolver noções
de quantidades;
ü  Compreender a
utilização dos números.
                                     Segunda – feira,29/08/2016
1.   Rotina
•    Agenda do dia;
•    Quantos somos;
•    Calendário;
2.   Leitura: Era uma vez... 1,2,3 ( OC)
3.   Atividades
4.     
Conversa:  Apresentar uma coleção de bichinhos de kinder ovo  (1993) deixar que manuseiem.
5.     
Fazer  uma atividade de estimativa .
Quantas bichinhos vocês acham que 
tem na coleção?
Tem muitos ou poucos bichinhos?
6.     
Conversa sobre o que é
colecionar.
ü  Alguém coleciona
alguma coisa ou conhece alguém que colecione.
ü  Pesquisar com os
pais em casa se eles tem alguma coleção e se poderiam vir apresentar para a
turma.
7.      Quantos somos?
Explorar a quantidade de alunos
usando os bichinhos da coleção.   
·        
Quantas meninas e quantos meninos?  
·        
Tem mais meninos ou meninas?
·        
Quantos meninos(as)  tem a mais?
·        
Alguém não veio à aula hoje?
·        
Quantos bichinhos é preciso para representar quem faltou?
8.      Usando tampinhas,
montar a inicial do nome do amigo que está sentado na cadeira à sua  direita.
9.   Dia do brinquedo
Terça –
feira,30/08/2016
1.   Rotina
•    Agenda do dia;
•    Quantos somos;
•    Calendário;
2.   Leitura: Os Dez amigos – Ziraldo  ( OC)
3.   Conversa: estratégias que os povos antigos
utilizavam para contar seus animais, para dividir espaços e a caça.
4.   Atividades
ü  Dividir a turma
em  grupos.
·        
Escrever o nome das cores em bandejas de isopor (sempre questionando
como se  escreve).
·        
Pedir para que os grupos separem as tampinhas conforme a cor solicitada
na bandeja.
·        
Os grupos devem encontrar seu bandeja levantando hipóteses sobre a
escrita.
       Porque acha que essa é a bandeja
do  seu grupo?
       Com que letra começa
termina a escrita da sua cor?
5.     
Registro espontâneo da contagem por agrupamento com desenhos ou
numerais.
6.     
Brincadeira.
ü  Sortear uma cartela
com um numeral,usando prendedores representar a quantidade solicitada nela.
Quarta – feira,31/08/2016
1.  
Rotina
•    Agenda do dia;
•    Quantos somos;
•    Calendário;
2.  
Parque
3.  
Quadra:
Encontre  seu sapato
Quinta – feira, 01/09/2016
1.  
Rotina
•    Agenda do dia;
•    Quantos somos;
•    Calendário;
2.  
Brincadeira
com a roleta
3.      Iniciando uma coleção coletiva 
Conversa: Explicar que uma coleção pode ser feita com tampinhas que são coloridas e fáceis de encontrar
Conversa: Explicar que uma coleção pode ser feita com tampinhas que são coloridas e fáceis de encontrar
 Perguntar se a turma topa dar continuidade à
coleção. Motivar as crianças a trazerem diariamente tampinhas para a sala.   As
tampinhas poderão servir, futuramente,  para
jogos  envolvendo a contagem. 
4.      Organizar as
crianças em grupos de quatro e entregar para cada grupo uma certa quantidade de
tampinhas para que contem e registrem.
5.      Depois que cada
grupo anotou sua quantidade de tampinhas, organizar a socialização dos
registros. 
6.      Marcar na lousa
quantas tampinhas cada grupo contou. 
- Comparar perguntando para os alunos:
- Que grupo tem maior quantidade tampinhas?
- Que grupo tem a menor quantidade de tampinhas
- Comparar perguntando para os alunos:
- Que grupo tem maior quantidade tampinhas?
- Que grupo tem a menor quantidade de tampinhas
Sexta –
feira,02/09/2016
1.  
Rotina 
•    Agenda do dia;
•    Quantos somos;
•    Calendário;
2.   Leitura:
3.   Atividades
·        
Decorar
numerais de o a 10;
·        
Colar
os numerais de  0 a 10  decorados pelas crianças em quadrados de
papel cartão  .
4.   Brincadeira
©      Dividir a sala
em dois grupos;
      Cada
criança do grupo receberá uma placa com os números entre 0 e 10 que deverá          colocar
no pescoço.
©      Colocar uma
música bem animada e quando a música parar eles  deverão se organizar de forma que a seqüência
numérica esteja em ordem crescente dos números e sentam-se nas cadeiras. 
       Perguntar
a cada aluno de cada vez se, levando-se em conta a sequência   numérica correta, ele está no lugar certo da
fila. Se a resposta for não, ele deve mudar de lugar com um coleguinha e ir
para sua posição certa (será permitido consultar a tabela numérica. 
 A brincadeira continua até cada um ocupar seu
lugar certo na ordem numérica. 
5.     
Brincar
com Quebra  - cabeça 
dos numerais que será entregue com lembrancinha.
6.  
Informática
                    Segunda –feira,05/09/2016
1.  
Rotina
•    Agenda do dia;
•    Quantos somos;
•    Calendário;
2.  
Oficina 
Aprendendo o nome dos animais 
     - confeccionar os bichinhos com tampinhas,  colá-los em papéis e escrever o nome dos
bichinhos como souber.
3.     
Conversa: perguntar a cor
do bicho, se é grande, pequeno...
4.     
Quanto
a coleção:
-Usamos algumas tampinhas para
confeccionar bichinhos.O que aconteceu com nossa coleção, aumentou ou diminuiu?Agora
ela tem quantas tampinhas a menos?
    5. Dia do
brinquedo.
Terça feira,06/09/2016
1.  
Rotina
•    Agenda do dia;
•    Quantos somos;
•    Calendário;
2.  
Brincadeira:
Boliche:
a
criança jogará a bola e pegará a quantidade de tampinhas a partir do número
informado na garrafa que derrubou.
3.     
Construir linha numérica  com tampinhas numeradas.
Orientar
as crianças a construir uma linha numérica com fichas numeradas. Entregar fichas
contendo números de 0 a 20  de forma
desordenada para que as elas organizem na ordem crescente , depois de ordenar as
fichas fazer a leitura da sequência.
4.     
Escreva
a sequência numérica  no caderno.
Quarta feira
1.  
Rotina 
•    Agenda do dia;
•    Quantos somos;
•    Calendário;
2.  
Parquinho
3.  
Quadra
4.  
Conversa
·        
Como
se joga a amarelinha?Como podemos organizar essa brincadeira?
·        
Como
se decide quem joga primeiro?
·        
Quantos
números têm a amarelinha?
·        
Qual
é o maior número? E o menor? Quem sabe onde está o número cinco? 
·        
Deixar
que as crianças montem a amarelinha.
©      Vivenciando a brincadeira – amarelinha.
Quinta feira,08/90/2016
1.  
Rotina
•    Agenda do dia;
•    Quantos somos;
•    Calendário;
2.  
Leitura.
3.  
Atividades.
Pescando tampinhas com palitos
 De posse da varinha de pescar (palito de
churrasco), cada criança deve  pescar o
maior número possível de tampinhas de garrafa pet.
Para
as crianças que ainda não conhecem cores pedir para pescar a cor solicitada, ao
final  contar todas as tampinhas pescadas,
“ganha” quem pescar mais.
4.     
Desenhe  você  e
seus amigos pescando tampinhas 
sexta-feira,09/09/2016 
1.  
Rotina:
•    Agenda do dia;
•    Quantos somos;
•    Calendário;
Atividades:
2.     
Vídeo:
Mariana 
      www.youtube.com/watch?v=orxxp-3gBiE
3.  
Construindo o jogo do Bingo:
ü  Entregar  uma cartela em branco para cada aluno e
estipular até qual número vai o bingo ( nº 15). 
ü  Pedir para copiarem oito 
números  de 1 a 15,os que
quiserem, na cartela.
Usar tampinhas da coleção para marcar o
bingo.
4.  
Informática
 
 
 
REALMENTE MUITO BOM!
ResponderExcluirADOREI E UTILIZEI TODAS AS ATIVIDADES!
CONTINUEM E DIVULGUEM"
Parabéns por tamanha criatividade, e obrigada por compartilhar conosco de maneira tão detalhada.
ResponderExcluirBom dia professora Lourdes....preciso preparar um plano aula de 20 minutos para apresentar a uma banca... na disciplina de matemática para educação infantil, poderia ser para alunos de 5 anos..( com sequencia didática).Você poderia me ajudar com uma sugestão? Sou Professor Francisco.Santo Afonso - MT..fpfranciscofilho966@gmail.com
ResponderExcluirBom dia professor Francisco!Obrigada pela visita. Sugiro que use essas atividades acima,trabalhei essa sequencia no final do ano pois achei que eles ja estavam preparados e o resultado foi fantástico.
ExcluirAmeii as ideias 👏👏👏
ResponderExcluir