terça-feira, 26 de maio de 2015

Plano de aula bichinhos de jardim.

 Bichinhos de Jardim
                                          Tempo de duração duas semanas.
Conteúdos
ü  Animais - insetos;
ü  Numerais e quantidade;                                                                   
ü  Grande pequeno;
ü  Sons dos bichos;
ü  Seres vivos  e seres não vivos;
ü  Cores;
ü  Texto informativo;
ü  Inclusão: as diferenças;
ü  Pesquisa e observação;
ü  Leitura e escrita;
ü  Sentimento de rejeição e acolhimento a partir da obra “A Joaninha que perdeu as pintas;
ü  Receita : bolo formigueiro;
ü  Desenho;
ü  Decalque;
ü  Dramatização.

Objetivos:
ü  Identificar bichinhos que vivem em jardins;
ü  Compartilhar informações;
ü  Conhecer alguns gêneros textuais;
ü  Desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e os animais;
ü  Construir conhecimentos envolvendo a pratica da observação e registros;
ü  Associar número a quantidade.

Para refletir:
“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação,
Ninguém precisara a ensina-lo a amar seu semelhante”.

Segunda feira 18/05/2015

1.                  Rotina:
·         Agenda do dia;
·         Como está o tempo?
·         Quantos somos
·         Calendário;

2.                  Distribuir livros com imagens de bichinhos de jardim nas mesas para aguçar a curiosidade e motivar o assunto.

3.                  Leitura: Rua Jardim,75 ( obras complementares).
©      Que sentimento essa história desperta em você?

4.                Conhecimento prévio.
ü  Roda de conversa para levantamento de conhecimento prévio sobre jardim e o que existe nele.
• Questionar as crianças sobre:
©      Você tem um jardim em casa?
©      Qual jardim você conhece? Como eles são?
©      Quais tipos de animais podemos encontrar no jardim?
©      Quais cuidados devem ter com o jardim?
©      Quem cuida do jardim?
©      Essa semana tivemos uma visitinha bem diferente.Por duas vezes um gafanhoto entrou em nossa sala. Vocês acham que  gafanhoto é bichinho de jardim?

5.                  Lista
Bichinho

O que sabemos
O que queremos saber

6.                  Informática.


Terça feira, 19/05/2015
1.         Rotina:
•          Agenda do dia;
•          Como está o tempo?
•          Quantos somos
•          Calendário;

3. Pesquisa de campo
©      Visita ao jardim da Praça.
4. Registro - lista
©      O que observamos e descobrimos
©      Os bichinhos que encontramos.


    Bichinho
       Características: seu tamanho,cor,o que come,

5. Quebra-cabeça.
Escrever, no caderno, a letra inicial da palavra abelha,  várias vezes.

6. Vídeo: Insetos
https://www.youtube.com/watch?v=j7A9ANT2aVQ


Quarta feira ,20/05/2015
Estudo do Plano nacional de Educação




Quinta – feira, 21/05/2015
1.         Rotina:
•          Agenda do dia;
•          Como está o tempo?
•          Quantos somos
•          Calendário;

2 . Ampliando conhecimentos
ü  Pesquisa : como cuidar de um jardim.

3. Pesquisa
ü  Cartaz com texto informativo
4. Advinhas:
ü  Estou pensando num inseto. Ele é pequeno, pode ser de cor vermelha ou preta, sua moradia se chama formigueiro. Quem é ele?
ü  È um insetos que têm asas com pintinhas...
ü  Quem conhece a joaninha? Qual é a cor de suas pintinhas?
ü   Ele faz cri,cri,cri...que inseto é esse?
ü  Seu alimento é néctar,  faz zum ,zum,tem listras amarelas e pretas de quem estou falando?

5.   Escrever a letra inicial do nome do animal , no quadro.

Sexta – feira, 22/05/2015
1.         Rotina:
•    Agenda do dia;
•    Como está o tempo?
•    Quantos somos
•    Calendário;
2.  Poesia: A joaninha que perdeu as pintas ( obras complementares)
3. Atividade:
ü    Colorir uma joaninha com o auxilio do dado: jogar o dado e fazer o número de pintas que o dado determinar.
ü  Escrever a letra inicial da palavra joaninha, várias vezes, no caderno.


3. Dia do brinquedo

Segunda –feira, 25/05/2015

1.                  Rotina:
·         Agenda do dia;
·          Como está o tempo?
·         Quantos somos
·         Calendário;

2.                  Leitura: Formiga amiga. (obras complementares).
ü  Onde encontramos receitas?
3.                  Receita: Bolo formigueiro.
ü  O que é preciso para fazer um  bolo?
4.                  Confeccionar cartaz e fazer a leitura da receita.
5.                  Vivenciando:degustar bolo
6.                  Desenho livre: desenhar um jardim com os animaizinhos que nele vivem.
7.                 Escolher um bichinho e escrever o nome dele, como souber.( ex:minhoca).
8.                   Informática.

Terça – feira 26/05/2015
1.      Rotina:
·         Agenda do dia;
·          Como está o tempo?
·         Quantos somos?
·         Calendário;

2.      Vídeo: Lucas um intruso no formigueiro.
3.      Atividades
Cartões com figuras de diferentes animais de jardim, alguns deles conhecidos dos alunos, outros ainda desconhecidos. A quantidade de cartões deve corresponder ao número de alunos da turma.

Organizar os alunos sentados em um círculo para apresentar as figuras dos animais selecionados.
ü  Solicitar que, na sua vez, cada aluno escolha um dos cartões e o apresente aos colegas, dizendo as características do animal escolhido.
ü  Propor que cada aluno imite o animal para que o grupo todo descubra qual é. Essa imitação pode envolver o movimento e som produzido pelo animal selecionado.
ü  Orientar para que todas as crianças se movimentem pela sala como se fosse o animal sorteado.



Quarta- feira,27/05/2015

1.      Rotina:
ü  Agenda do dia;
ü  Como está o tempo?
ü  Quantos somos
ü  Calendário;

2.      Parquinho.
3. Brincadeira de roda: Joaninha
4.  Música com gestos: uma minhoquinha faz ginastiquinha


                                 Quinta – feira, 28/05/2015

1.      Rotina:
ü  Agenda do dia;
ü  Como está o tempo?
ü  Quantos somos
ü  Calendário;

2.    . Música: A Dona Aranha
 3.   Arte: animais estudados
ü  Aranha com lã
ü  Caracol com papel
3.      Vivenciando: degustar o bolo.


Sexta-feira, 29/05/2015
1.      Rotina:
ü  Agenda do dia;
ü  Como está o tempo?
ü  Quantos somos
ü  Calendário;

2.      Leitura:Leilão no jardim
©      Leilão de Jardim
Quem me compra
um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?

Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?

Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?

(Este é o meu leilão)

3.      Ilustrar o trecho do poema ,fazendo decalque com a mão.
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
.
4.     Dramatização:
                  O Jardim de Ceci -                          Gerusa Rodrigues Pinto
Ceci era uma menina que gostava muito de flores. Todos os dias ela cuidava do seu jardim.
No jardim de Ceci moravam  a borboleta e a abelhinha, que trabalhava o dia inteiro sem se cansar.
Um dia, Ceci acordou muito doente e não pôde cuidar do seu jardim.
As flores sentiram falta da menina  que sempre cuidava delas.
Quando o sol ficou muito quente, as florzinhas começaram a ficar tristes e a murchar.
Os bichinhos que moravam no jardim olhavam para o céu à procura de uma nuvenzinha.
Nisto, eles avistaram uma nuvem carregadinha de chuva.
Os bichinhos chamaram:
- Ó nuvenzinha de chuva, jogue um pouquinho de água sobre as florzinhas do jardim.
Elas estão morrendo de sede!
_ Me ajudem! – disse ela.
Os bichinhos começaram a empurrar a nuvenzinha até o jardim.

Que maravilha! As florzinhas ficaram tão alegres com a chegada da chuva...


5.      Dia do brinquedo.  

                                    VIVENCIANDO
       Pesquisa de campo:
 






    Degustando bolo formigueiro.
    
   

    Brincadeira de roda: Joaninha
   
       Imitando a tartaruga:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário