Plano
de aula :Percebendo o mundo com o corpo
·       
Conteúdos
ü  Percebendo
objetos por meio do tato;
ü  Letra
inicial;
ü  Desenho;
ü  Leitura
de imagem;
ü  Sentido
da visão;
ü   Cores;
ü  Numerais
e quantidade;
ü  Releitura
da obra  - O gato  Romero Britto;
ü  Texturas;
ü  Brincadeira
– cabra cega
·       
Objetivos
ü  Reconhecer
as diferentes formas de perceber o mundo.
ü  Conhecer
a si mesmo e o próprio corpo;
ü  Relacionar
numeral a quantidade.
ü  Desenvolver
a percepção tátil;
ü  Descrever
objetos e suas características;
ü  Desenvolver
a leitura de imagem a partir de figura.
*********************************************************
*********************************************************
Terça-feira,
12/05/2015
1.    Rotina
©      Agenda
do dia;
©      Compara
o está o tempo? 
©      Quantos
somos?                                   
©      Calendário;
2.    Leitura:O  quente pode
ser frio.
3.    Conversa: 
ü  Como
percebemos as coisas ao nosso redor?
ü  Todas
as pessoas conseguem perceber  as coisas
a seu redor da mesma forma que nós?
ü  Como
as pessoas cegas ,surdas percebem o mundo?
4.       Brincadeira: citar
os sentidos e pedir que toquem a parte correspondente a ele .Exp.
©      Usamos
para ouvir – tocar os ouvidos 
5.    Atividades
ü Passear
pela escola para notar o quanto as percepções são importantes.
ü Perceber
os sons, as texturas,os cheiros, as cores...
ü Folha
xerocada.    
Cineminha
*************************************************************
Quarta-
feira,13 /05/2015
1.    Rotina
©      Agenda
do dia;
©      Como
está o tempo?
©      Quantos
somos?
©      Calendário;
2.      Parquinho.
3.      Lanche
4.      Quadra:
ü  Objetivo: estimular agilidade, atenção, noção
de espaço.
©      Cabra cega
 De olhos vendados, um
dos participantes será a cabra-cega que tentará pegar os outros jogadores. A cabra-cega,
além de alcançar os jogadores, deverá adivinhar pela audição  ou tato quem foi pego. O primeiro a ser pego
passa ao posto de cabra-cega.
************************************************************
************************************************************
Quinta
-feira,14/05/2015
1.      Rotina
ü  Agenda
do dia;
ü  Como
está o tempo?
ü  Quantos
somos?
ü  Calendário;
v  Atividades
2.    Música: casa do Zé - 
Mariposa
©      Realizar
gestos sugeridos na música. 
3.    Vivenciando:
* Separar
objetos variados (massinha de modelar,pedrinhas,legumes...) e deixar que as
crianças manipulem .Explorar cor,textura,tamanho...
* Colocar
os objetos na caixa mágica.Individualmente e de olhos vendados s alunos deverão
tirar um objeto e descrevê-los se necessário fazer intervenção.
- é quente /frio, mole/ duro,
macio/áspero.
4.      Desenho
ü  Represente
por meio desenho objeto escolhido.Tente escrever a letra inicial do objeto ao
lado do desenho.
****************************************************************
****************************************************************
   Sexta-feira,15/05/2015
1.    Rotina 
ü  Agenda
do dia;
ü  Como
está o tempo?
ü  Quantos
somos?
ü  Calendário;
2.      História: 
3.      Vivenciando: Apresentar a imagem, O
Gato,  aos alunos , pedir para
observarem   livremente o objeto
artístico.
4.      Conversa: perguntar  o que mais  chamou a atenção na obra, anotando  numa lista.
5.     Expresse um
sentimento despertado, pela obra , em você.
©      Usar, para a atividade, as carinhas das emoções.
6.    Atividade.
Folha
xerocada  -releitura com  pintura da figura .
7.    Montar painel com as figuras.
8.    Dia do brinquedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário