sexta-feira, 29 de maio de 2015

Plano de aula.

Plano de aula :Percebendo o mundo com o corpo

·        Conteúdos

ü  Percebendo objetos por meio do tato;
ü  Letra inicial;
ü  Desenho;
ü  Leitura de imagem;
ü  Sentido da visão;
ü   Cores;
ü  Numerais e quantidade;
ü  Releitura da obra  - O gato  Romero Britto;
ü  Texturas;
ü  Brincadeira – cabra cega

·        Objetivos
ü  Reconhecer as diferentes formas de perceber o mundo.
ü  Conhecer a si mesmo e o próprio corpo;
ü  Relacionar numeral a quantidade.
ü  Desenvolver a percepção tátil;
ü  Descrever objetos e suas características;
ü  Desenvolver a leitura de imagem a partir de figura.

*********************************************************
Terça-feira, 12/05/2015
1.    Rotina
©      Agenda do dia;
©      Compara o está o tempo?
©      Quantos somos?                                   
©      Calendário;

2.    Leitura:O  quente pode ser frio.

3.    Conversa:
ü  Como percebemos as coisas ao nosso redor?
ü  Todas as pessoas conseguem perceber  as coisas a seu redor da mesma forma que nós?
ü  Como as pessoas cegas ,surdas percebem o mundo?

4.       Brincadeira: citar os sentidos e pedir que toquem a parte correspondente a ele .Exp.
©      Usamos para ouvir – tocar os ouvidos
5.    Atividades
ü Passear pela escola para notar o quanto as percepções são importantes.
ü Perceber os sons, as texturas,os cheiros, as cores...
ü Folha xerocada.    

Cineminha

*************************************************************

Quarta- feira,13 /05/2015
                         
1.    Rotina
©      Agenda do dia;
©      Como está o tempo?
©      Quantos somos?
©      Calendário;

2.      Parquinho.

3.      Lanche

4.      Quadra:
ü  Objetivo: estimular agilidade, atenção, noção de espaço.
©      Cabra cega
 De olhos vendados, um dos participantes será a cabra-cega que tentará pegar os outros jogadores. A cabra-cega, além de alcançar os jogadores, deverá adivinhar pela audição  ou tato quem foi pego. O primeiro a ser pego passa ao posto de cabra-cega.

************************************************************
Quinta -feira,14/05/2015
           
1.      Rotina
ü  Agenda do dia;
ü  Como está o tempo?
ü  Quantos somos?
ü  Calendário;

v  Atividades
2.    Música: casa do Zé -  Mariposa
©      Realizar gestos sugeridos na música.

3.    Vivenciando:
* Separar objetos variados (massinha de modelar,pedrinhas,legumes...) e deixar que as crianças manipulem .Explorar cor,textura,tamanho...
Colocar os objetos na caixa mágica.Individualmente e de olhos vendados s alunos deverão tirar um objeto e descrevê-los se necessário fazer intervenção.
- é quente /frio, mole/ duro, macio/áspero.

4.      Desenho
ü  Represente por meio desenho objeto escolhido.Tente escrever a letra inicial do objeto ao lado do desenho.
****************************************************************

   Sexta-feira,15/05/2015
            
1.    Rotina
ü  Agenda do dia;
ü  Como está o tempo?
ü  Quantos somos?
ü  Calendário;

2.      História:
3.      Vivenciando: Apresentar a imagem, O Gato,  aos alunos , pedir para observarem   livremente o objeto artístico.

4.      Conversa: perguntar  o que mais  chamou a atenção na obra, anotando  numa lista.
5.     Expresse um sentimento despertado, pela obra , em você.
©      Usar, para a atividade, as carinhas das emoções.

6.    Atividade.
Folha xerocada  -releitura com  pintura da figura .

7.    Montar painel com as figuras.

8.    Dia do brinquedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário